postado em 23/05/2008 14:43
Sorteadas as chaves de Roland Garros nesta sexta-feira, o brasileiro Gustavo Kuerten descobriu contra quem fará a sua estréia na sua última competição da carreira. O catarinense ex-número um do mundo enfrentará o francês Paul-Henri Mathieu, cabeça-de-chave número 18, que poderá ser também seu último adversário. Guga, que por três vezes faturou o tão sonhado troféu do Aberto da França, conseguiu escapar de um adversário mais complicado, como Roger Federer, Rafael Nadal ou Novak Djokovic. O brasileiro, contudo, terá pela frente um tenista que figura entre os 20 melhores do mundo: o tenista de Estrasburgo é o 19º colocado do ranking de entradas da ATP, e que nesta temporada já atingiu o 12º lugar da lista, o melhor da carreira.
Mathieu, de 26 anos, tem no currículo quatro títulos como profissional: Moscou e Lyon (ambos em 2002), Casablanca e Gstaad (ambos em 2007). O troféu de Lyon, aliás, foi obtido após o único embate já realizado entre Guga e o francês: na decisão do título, o representante local bateu Kuerten por 2 sets a 1, de virada e com parciais de 4/6, 6/3 e 6/1. O piso da disputa era o carpete.
A boa notícia para Guga é o fato de que Mathieu não é um especialista no saibro, e em Roland Garros nunca conseguiu um desempenho que orgulhou a torcida parisiense. Sua melhor performance em seis aparições no Grand Slam francês foi conquistada em 2002, quando alcançou as oitavas-de-final. Na temporada passada, o rival de Guga caiu na terceira rodada diante do russo Igor Andreev, que até então ostentava não mais do que a 125ª colocação do ranking de entradas da ATP.
Se der sorte e conseguir passar por Mathieu, Guga terá pela frente um tenista menos complicado do que o 18º cabeça-de-chave: o espanhol Oscar Hernández ou o tcheco Ivo Minar. Caso contrário, o francês será o último tenista a conseguir vencer Gustavo Kuerten. Embora já saiba contra quem fará sua estréia no saibro parisiense, o brasileiro ex-líder do ranking de entradas ainda não tem conhecimento de quando entrará em quadra diante da torcida. Isso porque a primeira rodada acontece no domingo e na segunda-feira, sendo que a programação oficial só deverá ser divulgada no sábado.