postado em 25/05/2008 11:00
Superação. Essa tem sido a tônica da equipe do Universo BRB nesta fase semifinal do Campeonato Brasileiro de Basquete Masculino. Depois de começar a série perdendo para o Pitágoras Minas com um placar que marcou atípicos 20 pontos de diferença, o time de Brasília consertou os erros, igualou a série na partida seguinte em Belo Horizonte e trouxe para os dois jogos no DF a vantagem de poder fechar a série melhor-de-cinco diante da torcida. A vaga para a grande final da competição pode ser decidida hoje, quando as duas equipes voltam a se enfrentar no ginásio da Asceb (904 Sul). Se os brasilienses vencerem hoje, garantem o direito de encarar o Flamengo na decisão. O jogo será realizado às 12h30, com transmissão ao vivo pelo SporTV (Net, Sky e DirecTV).
No primeiro confronto em casa, realizado na última sexta-feira, no ginásio da Asceb, o time brasiliense lutou até o fim para conseguir uma vitória apertada (104 x 100), porém muito importante e, assim, virar a série para 2 x 1.
Para carimbar a vaga na final, o time de Brasília entra em quadra hoje com a mesma disposição das últimas duas partidas. O técnico Lula Ferreira aposta na força que o conjunto tem e que foi demostrada na sexta-feira: nos últimos oito minutos, o placar estava empatado e o Universo teve paciência e aplicação tática para conquistar a vitória.
No entanto, o pivô Márcio Cipriano admite que alguns pontos ainda podem ser melhorados. ;Foi uma partida emocionante e disputada até o último segundo. A defesa não teve um bom rendimento, mas o ataque compensou com os pontos necessários para a vitória. Para fechar a série, precisamos melhorar a defesa e corrigir alguns detalhes;, explicou Cipriano, que anotou 18 pontos, conseguiu sete rebotes e fez três assistências na última partida.
Lula Ferreira acredita que o jogo de sexta-feira foi o mais difícil da fase até o momento. ;A tendência é ficar mais complicado com o passar das partidas. O confronto de amanhã (hoje) vai ser fundamental para eles, já que pode ocorrer a eliminação. Então isso dá um gás para o adversário;, diz Lula, que, mesmo com a vantagem, mantém o discurso de pés no chão. ;Em uma série como essa você só ganha se tiver três vitórias. Ainda não ganhamos nada;, pontua.
Nada de acomodação
Para evitar a acomodação, o treinador reuniu os jogadores ontem para uma conversa. Segundo ele, é natural que o ser humano se acomode em determinadas situações da vida, mas isso não deve ser aplicado ao esporte. O fato da equipe precisar apenas de uma vitória em duas partidas possíveis, sendo uma delas em casa, não é garantia de nada. ;Com certeza esse quarto jogo será uma coisa de mentalização. A parte psicológica deve ser trabalhada fortemente para não se deixar levar pelo entusiasmo.;
O treinador adverte que, mesmo o Pitágoras Minas tendo uma equipe harmoniosa, é preciso tomar cuidado com um trio de jogadores que faz a bola girar bem no time. ;O argentino Sucatzky, o norte-americano Johnson e o ala Soró formam um tripé habilidoso e devem ser marcados sempre;, diz.
Lula salienta que a equipe brasiliense evoluiu técnica e fisicamente durante o ano. ;Conseguimos dar uma formatação ao time, que com o passar do tempo foi se entrosando e melhorando a condição física;, pontua. Para o jogo de hoje, Lula conta com os principais nome do elenco que conseguem expor em quadra dois fatores fundamentais numa decisão: habilidade e experiência. ;Quando chega a hora de um playoff, os jogadores com maior categoria e técnica se sobressaem. Nosso time tem vários jogadores com esse perfil e que sempre dão um algo a mais nessas horas;, conclui.
SEMIFINAIS
1º jogo
19/5
Flamengo 94 x 72 Joinville
Pitágoras Minas 98 x 78 Universo BRB
2º jogo
20/5
Pitágoras Minas 93 x 99 Universo BRB
Flamengo 120 x 113 Joinville
3º jogo
23/5
Joinville 85 x 94 Flamengo*
Universo BRB 104 x 100 Pitágoras Minas
4º jogo
Hoje
Universo BRB x Pitágoras Minas
5º jogo
27/5 (se necessário)
Pitágoras Minas x Universo BRB
*Classificado para a final