Superesportes

Em busca de vaga na final, Vasco usa "caldeirão" para tentar derrubar Sport

;

postado em 27/05/2008 20:38
Derrotado por 2 x 0 no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil, o Vasco tenta reverter a vantagem do Sport nesta quarta-feira, quando as duas equipes se encontram em São Januário, às 21h50 (horário de Brasília), na partida de volta. Para se classificar pela segunda vez para a decisão, repetindo o feito de 2006, o Vasco precisa vencer por três ou mais gols de diferença. Caso vença por 2 a 0, a vaga será decidida na disputa por pênaltis. Já o time pernambucano pode até perder por dois gols de diferença, desde que marque um gol no Rio de Janeiro. Quem se classificar decide a Copa do Brasil com o vencedor do duelo entre Botafogo e Corinthians.

E se no primeiro jogo o Leão contou com a força de sua torcida, que lotou a Ilha do Retiro, desta vez é o Vasco que terá os torcedores em peso ao seu lado. Isto porque os cruzmaltinos fizeram fila desde segunda-feira para comprar ingressos e prometem transformar São Januário em um caldeirão, como costumam cantar durante as partidas. "O Sport tem que temer mesmo São Januário, pois tenho certeza que a torcida vai empurrar o time desde o início, e isso vai nos motivar. Ela pode ter um papel fundamental, e não vamos decepcionar", afirmou o goleiro Tiago.

O técnico Antônio Lopes também ressalta a força da torcida, e não esconde a ansiedade que tomou conta do Vasco nos últimos dias após a derrota no primeiro jogo. "Todos estão ansiosos. Estamos trabalhando o máximo para podermos estar preparados para este jogo decisivo. Os jogadores estão voltados para esta partida, e com a torcida lotando São Januário o Vasco se agiganta. Vamos atrás dessa classificação", garantiu Lopes.

Os jogadores do Vasco, porém, afirmam que a ansiedade não pode gerar impaciência, principalmente por parte da torcida. "O regulamento é assim. Perdemos lá de 2 x 0 e precisamos reverter esta situação aqui no Rio. A gente tem tudo para conseguir nosso objetivo. Jogando em casa, e com o apoio da nossa torcida, temos que ir para cima. Mas pedimos que o torcedor tenha um pouco de calma, pois não podemos achar que vamos resolver tudo em 20 minutos", ressaltou Leandro Amaral.

No Sport, os jogadores chegaram ao Rio de Janeiro cientes de que terão que enfrentar adversidades para confirmar a classificação. "Teremos um problema dentro de campo pela qualidade que o time do Vasco tem, e um problema fora do campo com a pressão da torcida. Mas a gente tem que estar preparado. Se tiver coisas extra-campo, precisamos ficar concentrados e tratar apenas de jogar o nosso futebol", salientou o atacante Leandro Machado.

Diante da necessidade do Vasco em marcar gols para buscar a classificação, o técnico Antônio Lopes deverá abrir mão do esquema com três zagueiros. No sistema defensivo, o desfalque é Eduardo Luiz, que recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão.

"A tendência é que eu escale uma linha de quatro jogadores lá atrás, com mais um jogador no meio-campo, um jogador mais ofensivo, considerando que a gente tem que sair para o jogo, para tentar obter os gols necessários para chegar à classificação", afirmou o treinador, que só divulgará a escalação nos vestiários de São Januário.

Se Lopes deve alterar o seu esquema, na equipe pernambucana o técnico Nelsinho Baptista garante que não irá abdicar da sua forma de escalar o Leão. "Vamos seguir o mesmo padrão que temos apresentado. Vamos jogar no 4-4-2 e vamos enfrentar um Vasco que deve jogar diferente do que jogou na Ilha. Temos que tentar desenvolver o nosso ritmo", disse Nelsinho, que irá esperar pela recuperação do meia Romerito até momentos antes da partida.

FICHA TÉCNICA - VASCO X SPORT

Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28 de maio de 2008, quarta-feira
Horário: 21h50 (horário de Brasília)
Árbitro: Alício Pena Júnior (Fifa-MG)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Gilson Bento Coutinho (PR)

VASCO: Tiago; Wagner Diniz, Luizão, Jorge Luiz e Pablo; Jonílson, Leandro Bomfim, Alex Teixeira e Morais; Edmundo e Leandro Amaral
Técnico: Antônio Lopes

SPORT: Magrão; Luizinho Netto, Igor, Durval e Dutra; Daniel Paulista, Sandro Goiano, Romerito (Júnior Maranhão) e Carlinhos Bala; Enílton e Leandro Machado
Técnico: Nelsinho Baptista

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação