Superesportes

Fluminense e Boca iniciam duelo por vaga nas finais da Taça Libertadores

;

postado em 27/05/2008 20:45
Disposto a fazer ainda mais história na Taça Libertadores e chegar pela primeira vez à decisão, o Fluminense abre nesta quarta-feira o duelo de semifinais contra o Boca Juniors. O jogo acontece a partir das 21h50 (horário de Brasília) no Estádio Presidente Perón, em Buenos Aires, na Argentina. O Tricolor carioca eliminou o São Paulo de forma dramática na fase anterior, enquanto os argentinos superaram os mexicanos do Atlas com uma vitória fora de casa por 3 x 0. O confronto de volta será na próxima quarta-feira, no Rio de Janeiro, e o gol marcado na casa do adversário vale como critério de desempate.

Técnico do Fluminense, Renato Gaúcho vem procurando trabalhar o lado psicológico de seus jogadores, pois sabe que a pressão é muito grande ; o Boca é apontado como o favorito absoluto deste compromisso. O treinador tem se irritado com esse tipo de situação e procurado motivar seus atletas. "Contra o São Paulo, passamos duas semanas escutando que o nosso adversário já estava classificado, e nem por isso desistimos da classificação. Hoje é o Fluminense quem está entrando em campo para jogar as semifinais. Vamos provar em campo que temos condições de enfrentar o Boca Juniors de igual para igual", disse Renato Gaúcho.

Para os jogadores do Fluminense, o treinador está coberto de razão, embora exista uma grande ansiedade em relação ao primeiro compromisso. Para eles a partida na Argentina será decisiva para definir o classificado. "Trata-se do primeiro jogo, quando o Boca Juniors vai fazer de tudo para decidir o confronto. Vamos precisar de muito equilíbrio em campo para administrar a situação, mas sem deixarmos de buscar o ataque, pois uma das melhores formas de enfrentarmos o Boca Juniors na Argentina é atacando", disse o atacante Washington.

Como de costume, Renato Gaúcho só deverá anunciar a formação que vai a campo no vestiário, minutos antes do confronto. Porém, a dúvida que tinha no ataque, entre Cícero e Dodô, foi desfeita, com o primeiro começando entre os titulares, o que reforça a marcação no meio-de-campo. Além disso, o volante Ygor sentiu dores e deve ceder sua vaga ao experiente Roger.

Pelo lado do Boca Juniors existe um claro respeito ao time do Fluminense ; pelo menos no discurso dos jogadores e do técnico Carlos Ischia. "O Fluminense fez a melhor campanha da fase de classificação e vem avançando com autoridade nesta Libertadores. Por isso, conta com todo o nosso respeito, apesar de nunca ter chegado a uma final. É um time com condições de ser campeão e por isso precisamos nos cuidar", disse Ischia.

Astro do time argentino, o meia Juan Román Riquelme faz coro as palavras do treinador. "Sempre colocamos o São Paulo como um dos grandes favoritos a esse título e o Fluminense o eliminou. Portanto, deixou de ser zebra e mostrou que tem plenas condições de ser finalista. Temos que nos empenhar ao máximo e buscar um bom resultado em casa", disse Riquelme.

Para este jogo, sem problemas de lesões ou suspensões, Carlos Ischia vai mandar a campo o que tem de melhor. No fim-de-semana, o time empatou com o Vélez Sarsfield pelo Torneio Clausura e figura na quarta colocação da competição com 30 pontos. Posição melhor que o Fluminense, que após a derrota de 2 x 1 para o Sport, está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA - BOCA JUNIORS X FLUMINENSE

Local: Estádio Presidente Perón, em Buenos Aires (Argentina)
Data: 28 de maio de 2008, quarta-feira
Horário: 21h50min (horário de Brasília)
Árbitro: Roberto Silvera (Uruguai)
Assistentes: Mauricio Espinosa (Uruguai) e Robert Muniz (Uruguai)

BOCA JUNIORS:
Pablo Migliore; Jonatan Maidana, Julio Cáceres, Gabriel Paletta e Claudio Morel Rodríguez; Cristian Chávez, Sebastián Battaglia, Jesús Dátolo e Juan Román Riquelme; Rodrigo Palacio e Martín Palermo
Técnico: Carlos Ischia

FLUMINENSE: Fernando Henrique; Gabriel, Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Ygor, Arouca, Darío Conca e Thiago Neves; Cícero e Washington
Técnico: Renato Gaúcho

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação