Superesportes

Fluminense arranca empate heróico na Argentina contra o Boca: 2 x 2

;

postado em 29/05/2008 00:10

A torcida do Boca não parou de cantar durante os noventa minutos, e o time pressionou como pode o Fluminense dentro de campo. Mas os comandados de Renato Gaúcho mostraram muita garra e personalidade e, depois de estarem duas vezes atrás no marcador, foram para cima e arrancaram o empate por 2 x 2 em Buenos Aires. Riquelme duas vezes, e Thiago Silva e Thiago Neves marcaram na noite desta quarta-feira na primeira partida da semifinal da Libertadores.

O jogo começou em ritmo acelerado em Buenos Aires. O Boca não perdeu tempo e partiu para o ataque, comandado por Riquelme, que mesmo marcado individualmente, se destacava. Mas, a primeira jogada de perigo foi do Fluminense: Thiago Neves desceu pelo meio e arriscou de fora da área, com a bola saindo à esquerda do gol de Migliore.

As estrelas do Boca não tardaram a levantar a torcida no estádio. Aos 11, Palermo faz lançamento na medida para Palacio. Ele avança pela ponta direita, entra na área e cruza rasteiro para a entrada de Riquelme, que só tem o trabalho de tocar para o fundo das redes. Mas a alegria argentina durou pouco. Quatro minutos depois, Thiago Neves cobrou falta pela direita e levantou na área. O zagueiro Thiago Silva subiu mais que a defesa do Boca e cabeceou para decretar a igualdade no marcador.

O Boca não se abate com o gol de empate e segue mandando no jogo. Com velocidade e passes rápidos, os argentinos seguem criando chances de gol. Aos 17, Chávez quase marca num chute de fora da área que resvalou na trave. Aos 34, depois de tabelar com Chávez, Riquelme acha Datolo na área. O meia chuta rasteiro à direita de Fernando Henrique. No finalzinho do primeiro tempo, o Flu quase chega ao segundo numa descida de Júnior César pela esquerda. O lateral tabelou com Thiago Neves e penetrou na área. O lateral arricou o chute mas a bola saiu pela linha de fundo quando Washington vinha entrando no segundo pau.

As duas equipes voltam sem modificações para a segunda etapa. Entretanto, o Flu recua demais sua marcação e permite a pressão do Boca. logo aos dois minutos, Fernando Henrique faz milagre para salvar o Tricolor carioca em duas oportunidades. Na primeira, Palermo escorou de cabeça um cruzamento. Em seguida, é a vez de Paletta, também de cabeça, obrigar Fernando Henrique a se esticar todo. A pressão do Boca era intensa e o gol estava amadurecendo. Aos nove, Palermo faz jogada na lateral e cruza para Palacio, que enche o pé, mas a bola raspa tinta do travessão.

Se a bola não entrava nas tramas do ataque argentino, Riquelme resolveu na bola parada. Aos 19, em falta cobrada da intermediária, a bola desvia levemente na barreira e sai do alcance de Fernando Henrique: 2 x 1 Boca. Em vantagem, Boca diminui o ritmo alucinante dos primeiros 20 minutos e o Flu cresce na partida. E, depois de duas oportunidades com Washington aos 23 e aos 28, Thiago Neves acerta um balaço do meio da rua e conta com uma falha incrível de Migliore para decretar novamente o empate.

Mesmo desgastado, o Boca busca o resultado até o fim, enquanto o Fluminense se segurou como pode. Aos 35, Fernando Henrique salvou mais uma vez a equipe carioca numa conclusão de Palacio, e garantiu o placar. Agora as duas equipes se encontram na próxima quarta-feira para decidir, no Maracanã, a vaga na final da Libertadores 2008.

FICHA TÉCNICA - BOCA JUNIORS-ARG 2 X 2 FLUMINENSE-BRA


Local:
Estádio Presidente Perón, em Buenos Aires (Argentina)
Data: 28 de maio de 2008 (Quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Roberto Silvera (Uruguai)
Assistentes:
Mauricio Espinosa (Uruguai) e Robert Muniz (Uruguai)
Cartões Amarelos: Cristian Chávez, Riquelme, Julio Cáceres (Boca); Júnior César, Romeu, Fernando Henrique (Fluminense)

Gols: BOCA JUNIORS: Riquelme, aos 11 minutos do primeiro tempo e aos 19 minutos do segundo tempo
FLUMINENSE: Thiago Silva, aos 15minutos do primeiro tempo; Thiago Neves, aos 33 minutos do segundo tempo


BOCA JUNIORS:
Pablo Migliore, Jonatan Maidana (Ibarra), Julio Cáceres, Gabriel Paletta e Claudio Morel Rodríguez; Cristian Chávez (Cardozo), Sebastián Battaglia (Vargas), Jesús Dátolo e Juan Román Riquelme; Rodrigo Palacio e Martín Palermo. Técnico: Carlos Ischia


FLUMINENSE:
Fernando Henrique, Gabriel, Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Maurício (Romeu), Arouca, Darío Conca e Thiago Neves; Cícero e Washington (Dodô). Técnico: Renato Gaúcho

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação