postado em 29/05/2008 16:42
No sorteio realizado pela CBF nesta quinta-feira, ficou definido que o Sport decidirá a Copa do Brasil contra o Corinthians, no dia 11, no local que tem usado como principal força para chegar à inédita final: a Ilha do Retiro. A competição começará a conhecer o seu novo campeão na próxima quarta-feira, dia 4 de junho, às 21h50, quando os paulistas poderão contar com a sua torcida para poder adquirir uma boa vantagem na briga pelo tricampeonato no ano em que disputará a Série B do Campeonato Brasileiro.
No dia 11, no mesmo horário, será a vez de o time do Recife lutar em casa para arrebatar o título inédito do torneio e disputar a Libertadores pela segunda vez em sua história ; participou em 1988 após conquistar o polêmico título brasileiro no ano anterior. Nesta edição da Copa do Brasil, a Ilha tem sido a grande arma do time do técnico Nelsinho Baptista. A equipe decidiu sua vida em casa em todas as fases até as quartas-de-final e foi muito bem.
Na primeira fase, aplicou 4 x 1 no Imperatriz-MA, repetindo o mesmo placar sobre Brasiliense e Palmeiras, nas etapas posteriores. Contra o Internacional, nas quartas-de-final, foi o Inter quem caiu no Nordeste, desta vez por 3 x 1. Na única vez em que foi mandante no primeiro jogo, venceu o Vasco por 2 x 0 nas semifinais. Já os corintianos mais supersticiosos podem até ;comemorar; o resultado do sorteio. Nas outras duas vezes em que levantou a taça, o Timão decidiu seu destino fora de seus domínios. Em 1995, bateu o Grêmio no Olímpico e em 2002 foi a vez de vestir a faixa na casa do Brasiliense. Em contrapartida, na única oportunidade que teve de decidir em São Paulo, perdeu para o Grêmio no Morumbi em 2001.
Em 2008, a equipe de Mano Menezes, assim como o Sport, também está 100% no Morumbi, estádio em que mandou todas as partidas: 2 x 0 no Fortaleza na segunda fase, 4 x 0 no Goiás nas oitavas, 2 x 1 no São Caetano nas quartas e novo 2 x 1 no Botafogo na semifinal. A única vez que decidiu fora de casa foi nas quartas-de-final e também venceu a volta sobre o São Caetano: 3 x 1 em Ribeirão Preto.