Superesportes

Universo e Flamengo travam duelo de gigantes

Universo BRB, ganhador do título em 2007, e Flamengo, dono da melhor campanha em 2008, começam a decidir hoje, no Maracanãzinho, o Campeonato Nacional masculino

postado em 29/05/2008 22:21
Começa nesta sexta-feira (30/5), no Rio de Janeiro, às 20h, uma decisão de pesos pesados do basquete nacional. De um lado da quadra do Maracanãzinho, o Universo BRB, atual campeão brasileiro, do armador Valtinho, convocado para a Seleção Brasileira. Do outro, o Flamengo, vice-campeão da Liga Sul-Americana e tricampeão carioca, com destaque para o ala Marcelinho, também do time principal do Brasil. O canal SporTV 2 (Net e Sky) anuncia a transmissão.

Não bastasse jogar em casa e pelo histórico da campanha até aqui ; o time rubro-negro perdeu apenas três vezes, enquanto a equipe candanga sofreu nove derrotas ;, o Flamengo é considerado favorito para conquistar seu primeiro título no torneio. Por isso, uma vitória na abertura do playoff (melhor-de-cinco) do Campeonato Nacional de basquete é considerada muito importante para o time brasiliense engrenar em busca do bicampeonato.

O grupo comandado pelo técnico Lula Ferreira viajou motivado a alcançar pelo menos uma vitória nos dois confrontos fora de casa. O segundo jogo está marcado para domingo, no mesmo local, às 12h30.

Segundo Lula, seu time vai procurar marcar em cima os dois principais jogadores do Flamengo: os irmãos Marcelinho e Duda, responsáveis por quase 50% dos pontos do time rubro-negro. "Isso não quer dizer que vamos esquecer os demais atletas, apenas que o nosso grupo terá uma atenção especial com os dois alas", disse o treinador. "Estamos num bom patamar, mas queremos agregar valor. Esperamos partidas de alto nível. Temos jogadores de decisão e precisamos saber lidar com qualquer tipo de placar nestes dois primeiros confrontos, seja o resultado 2 x 0 a favor, 2 x 0 contra ou 1 x 1."

Na opinião do pivô Cipriano, a experiência de ter participado de uma decisão nacional favorece o Universo. Segundo ele, o fato de já ter passado por um clima de final leva o atleta a encarar a partida de maneira diferente, sem repetir os erros. "A visão é outra. Por exemplo, não se apavorar se estiver atrás no marcador, tentar se concentrar ao máximo. Além disso, se estiver na frente no placar, não relaxar. No grupo existem atletas que já foram da Seleção Brasileira e disputaram Sul-Americano. Então, é só ter tranqüilidade", alerta Cipriano. "Nosso time vem crescendo na fase de playoff e ainda está em ascendência. Temos duas partidas fora de casa para entrar com tudo e atingir o topo."

Para o armador Ratto, contar com títulos nacionais na bagagem não chega a ser determinante, mas dá uma certa segurança aos jogadores para saber o que fazer em determinados momentos na quadra. "O Flamengo mostrou um poderio grande com Marcelinho no comando do grupo. No entanto, acredito num jogo equilibrado, até por ser uma final. Sabemos que vai ser um jogo duro, mas queremos vencer ao menos uma partida, como foi com o Minas, em Belo Horizonte", destacou.

O ala Arthur acredita que a experiência ajuda, porém, não é essencial. Na sua avaliação, cada jogo é uma história diferente. "O Flamengo é bem ofensivo e vamos procurar nos apoiar na nossa defesa, que é forte", ressaltou o jogador.

Valtinho aposta na motivação do Universo. "Todos estão com muita vontade de vencer e, apesar das dificuldades, não temos com o que nos amendrontar. Vamos em busca de uma vitória de todo jeito. A idéia é impor nosso jogo. A primeira partida é importantissíma." Na avaliação do ala-pivô norte-americano Spillers, o time candango precisa entrar forte para ganhar. Ele tem consciência de que não será fácil, mas está confiante: "O jogo vai ser duro e alegre. Temos plenas condições de reverter a vantagem", avaliou, referindo-se ao fato de o Flamengo jogar três partidas no Rio, caso o playoff chegue a cinco confrontos.

Humildade

Marcelinho, o craque do time rubro-negro, mantém o discurso da humildade. "Tudo que fizemos no campeonato fica no passado, fica de lado, não vale mais nada. O que vai valer é a vontade do time, a estratégia, a garra e o coração para lutar por esse título", disse. O atleta afirmou que do outro lado da quadra o adversário é muito forte, com jogadores experientes, de Seleção Brasileira, e, sem dúvida, será uma série muito equilibrada. Marcelinho espera contar com a presença da torcida, que, segundo ele, vem sendo um jogador a mais a cada partida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação