postado em 30/05/2008 22:01
A briga pelas últimas seis vagas masculinas para as disputas de handebol nos Jogos Olímpicos teve início nesta sexta-feira. Estão na luta, 12 equipes de quatro continentes, divididas em três Pré-olímpicos realizados em cidades diferentes. Neste primeiro dia, as expectativas se confirmaram com as vitórias dos favoritos. A única exceção foi a vice-campeão Mundial Polônia. Pelo Pré-olímpico da Polônia, disputado na cidade de Wroclaw, os donos da casa não conseguiram vencer a Suécia, empatando em 22 gols. Assim, os poloneses dividem a segunda colocação geral com os adversparios desta sexta. Por sua vez, a Islândia saiu na frente. Sempre dominando o placar, os islandeses derrotaram a Argentina, única representante das Américas, por 36 a 27. Dessa forma, a Islândia lidera a competição, e a Argentina ocupa o quarto lugar.
O segundo Pré-olímpico está sendo realizado em Paris e os donos da casa não decepcionaram, vencendo a Tunísia por 34 x 25. A Espanha, por sua vez, sofreu para passar pela Noruega, mas finalizou a partida em apertados 33 x 31. Com os resultados, a França é a líder do evento, seguida por Espanha, em segundo, Noruega, em terceiro e Tunísia, na lanterna.
Finalmente, o último torneio Pré-olímpico, que está sendo sediado em Zadar, na Croácia, conta com a Rússia como líder. Os russos derrotaram facilmente a Argélia, pelo placar de 39 x 12. A vice-liderança está nas mães da seleção anfitriã, que passou pelo Japão, terceiro no geral, por 37 x 22. os argelinos estão na quarta colocação geral. Segundo o regulamento dos Pré-olímpicos, todas as seleções de cada grupo se enfrentarão entre si e as duas primeiras colocados, no final, conquistarão a vaga nas Olimpíadas.