Superesportes

Governador Arruda promete reabertura oficial do Bezerrão com Brasil x Portugal em outubro

;

postado em 30/05/2008 23:14
Arruda visita as obras do BezerrãoA reabertura oficial do Estádio Bezerrão, no Gama, depois de quase três anos de interdição para a reforma de R$ 46 milhões, será com uma festa de gala, com a presença de craques internacionais do nível de Kaká, Robinho e Cristiano Ronaldo. Em visita às obras, ontem à tarde, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), prometeu um amistoso internacional das seleções principais de Brasil e Portugal em outubro, com data na dependência do calendário internacional. O dia depende de confirmação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Depois de vistoriar o estádio, com capacidade para 20 mil lugares, o governador revelou o plano de reinauguração em entrevista coletiva, sentado em um dos degraus da arquibancada. "Provavelmente vai ser no mês de outubro com um jogo da Seleção principal do Brasil com Portugal. Estamos aguardando a confirmação da CBF, mas o compromisso do Ricardo Teixeira é trazer a Seleção principal", avisou Arruda, de capacete, jeans e camisa branca.

O plano do jogo internacional confirma o que o Correio havia antecipado na edição de 25 de abril. A festa oficial, no entanto, deve ocorrer no dia divulgado anteriormente pelo jornal: 18 de novembro, única das chamadas data-Fifa prevista no calendário da CBF deste ano para depois de agosto. A comemoração dos 48 anos da cidade do Gama, em 12 de outubro, não poderia ser atendida, pois o Brasil tem naquele mês dois compromissos pelas Eliminatórias da Copa de 2010: 11 ou 12, contra a Venezuela, fora, e 14 ou 15, contra a Colômbia, em casa.

Mesmo com a capacidade de 20 mil lugares, o governador prometeu que o cobiçado amistoso terá um limite de apenas 19.300 ingressos para permitir a presença dos 700 operários. ;Os trabalhadores desta obra vão ser os meus convidados. Todo mundo que trabalhou aqui vai assistir ao primeiro jogo porque é muito comum no Brasil quem construiu não ter acesso à obra", explicou Arruda.

A péssima campanha do Gama na Série B, na lanterna, com derrotas nos três jogos, também pode antecipar a liberação do estádio. Depois de 12 de outubro, o alviverde faz apenas quatro partidas em casa pela segundona. "Essa é uma questão que quero discutir ainda com a diretoria do Gama. Nós teremos este estádio pronto um mês antes (de outubro). Se for relevante para o Gama, vai poder mandar jogos em setembro", admitiu Arruda. "A inauguração formal espero que seja com o Brasil."

Pedidos

Presente à vistoria no Bezerrão, o homem-forte do Gama, Wagner Marques, confirmou ao Correio o interesse em atuar no alçapão o mais breve possível. "Assim que liberarem aqui, a gente muda na outra semana porque existe uma cobrança muito grande da torcida", avisou o cartola. Nos dois anos de exílio no Mané Garrincha, o alviverde amargou a terceira e a quarta pior média de público na Série B de 2006 e 2007, respectivamente, com 1.099 e 1.489 testemunhas.

O fiasco alviverde rendeu pedidos de reforços ao governador. Um grupo de operários puxou o assunto na descida de Arruda do setor principal até perto do campo recém-plantado, com grama tipo Bermuda, desde a última segunda-feira. "Trouxe o presidente do Gama para ver se ele melhora o time", brincou o governador, em referência a Wagner Marques. O presidente de direito do clube, Carlos Macedo, não estava no Bezerrão.

Arruda também se gabou da idéia de aproveitar uma parte da arquibancada antiga para criar um anfiteatro, atrás de um dos lances de arquibancada, com capacidade para três mil pessoas. Uma vila olímpica, com piscina, ginásio e até pista de skate, também está prevista na planta do complexo (ver quadro). "O que muito me alegra é que vai ser um espaço multiuso. Não estamos fazendo só um estádio de futebol, um elefante branco", vibrou o governador.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação