postado em 01/06/2008 15:46
Enviado Especial Rio de Janeiro ; As estatísticas garantem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Mas, pelo menos no playoff final do Campeonato Nacional de Basquete Masculino, o Universo BRB Converse foi alvejado impiedosamente em duas ocasiões na belíssima quadra do ginásio do Maracanãzinho ; neste domingo caiu por 91 x 76, na série melhor-de-cinco.
Na noite sexta-feira, depois de um dia inteiro de chuva, o Flamengo deixou a quadra aplaudidíssimo por sua torcida depois de fazer 93 x 66 para cima dos candangos. A vitória foi tão esmagadora que teve momentos surreais: os rubro-negros chegaram a abrir incríveis 39 pontos de vantagem no primeiro tempo, que terminou sem o ala Arthur, cestinha do Universo na competição, marcasse um ponto sequer nos primeiros 20 minutos.
Ao final de um golpe tão duro, vieram as promessas do elenco do Universo de uma atitude melhor na segunda partida e a expectativa da maior estrela do Flamengo, o ala Marcelinho, cestinha do primeiro embate, com 24 pontos, de um duelo mais equilibrado.
Mas, neste domingo, sob o mesmo céu nublado e chuvoso na capital carioca, nem as palavras dos brasilienses e nem o que esperava Marcelinho se concretizaram. O Flamengo voltou a derrubar sem qualquer dificuldade o Universo e venceu por 15 pontos de vantagem. Só uma coisa não mudou: Marcelinho, de novo, foi o melhor em quadra e cestinha da partida, com 25 pontos.
Arthur, entretanto, esteve mais uma vez apagadíssimo e marcou apenas 11 pontos. Vale ressaltar que o ala candango fez somente cinco pontos no primeiro tempo. Ou seja: nos dois primeiros tempos dos confrontos, o jogador arremessou para 28 pontos e marcou apenas cinco, um aproveitamento de 17%. Estevam foi o cestinha do Universo, com 20 pontos.
Nesta terça-feira, os dois times voltam a se enfrentar, no terceiro embate. O jogo será em Brasília, às 20h, no ginásio da Asceb (904 Sul). O Universo precisa, desesperadamente, encontrar forças para se erguer dos duros golpes sofridos no Rio de Janeiro e terá de vencer para forçar o quarto jogo, na quinta-feira. Se triunfarem novamente, os flamenguistas levam o troféu de campeão para casa.
Leia mais sobre a partida na edição impressa do Correio desta segunda-feira (02/06)