postado em 05/06/2008 00:06
O Fluminense está a 180 minutos do título mais importante da sua história. Ao derrotar o Boca Juniors, da Argentina por 3 x 1, de virada, em partida disputada nesta quarta-feira, no Maracanã, o Tricolor das Laranjeiras classificou-se para decidir a Taça Libertadores da América contra o LDU do Equador que despachou o América do México na outra semifinal. Os jogos finais serão disputados no dia 25 de junho em Quito e no dia 2 de junho, no Maracanã. Washington e Conca marcaram para o Fluminense enquanto Palermo anotou para o Boca. A vitória da equipe carioca acabou sendo justa por causa do espírito de luta demonstrado pelos jogadores tricolores que fizeram um primeiro tempo muito ruim mas que mostraram forças para virar o marcador e conseguir uma vitória histórica. Já o Boca Juniors que fez uma boa partida e teve muitas chances para marcar, acabou esbarrando em outra boa atuação do goleiro Fernando Henrique que fez defesas importantes e garantiu o resultado nos momentos mais difíceis, sendo muito festejado pela torcida que lotou o Maracanã.
O Fluminense começou a partida dando a impressão de que aproveitaria o apoio da torcida para imprensar o adversário. E logo no primeiro minuto, Cícero arrancou pela direita e cruzou mas Paletta aliviou o perigo. O Boca não se assustou com o barulho da galera e passou a tocar a bola comandado por Riquelme. Aos cinco minutos, Dátolo recebeu livre na esquerda da grande área e chutou cruzado e sem direção quando Palermo esperava o passe na área.
O lance assustou o Fluminense que só tinha Conca na armação das jogadas porque Thiago Neves quase não aparecia enquanto Arouca e Igor só se preocupavam com a marcação. Mesmo sem jogar bem, o Fluminense teve uma ótima chance para marcar aos 11 minutos quando Gabriel fez boa jogada pela direita iludindo a marcação de Morel e cruzou para Washington matar a bola no peito e bater forte por cima da trave.
A partir dos 15 minutos, melhor distribuído em campo, o time argentino passou a ditar o ritmo do jogo enquanto a equipe carioca não conseguia trocar passes no meio-campo. No ataque, Palácio pela direita e Dátolo pela esquerda, abriam espaços para a penetração de Palermo que dava muito trabalho aos zagueiros Thiago Silva e Luiz Alberto. A pressão do Boca fez o goleiro Fernando Henrique começar a aparecer bem na partida. Aos 30 minutos, o goleiro tricolor teve que sair de soco para evitar a conclusão do ataque argentino. No minuto seguinte, Dátolo recebe a bola na área e bate rasteiro para defesa difícil de Fernando Henrique.
O Boca mandava inteiramente na partida e quase abre a contagem aos 40 minutos,quando Palermo aproveitou a falha da zaga após cobrança de escanteio e cabeceou colocado para outra defesa difícil do goleiro do Fluminense no último lance importante da primeira etapa.
Logo no primeiro minuto, Dátolo ganhou de Gabriel e passsou para Riquelme que rolou para Palermo concluir fraco. Na jogada seguinte, foi a vez de Palácio bater de fora da área e obrigar Fernando Henrique a nova defesa difícil, mandando para escanteio. A torcida tricolor passou a gritar para tentar empurrar o time para frente. A resposta do time carioca aconteceu aos quatro minutos quando Cícero recebeu na intermediária, caminhou alguns metros e chutou forte de esquerda mas a bola passou raspando à trave esquerda do goleiro argentino.
O Boca continuou um pouco melhor, mas o Fluminense melhorou e passou a equilibrar a partida no meio campo, prendendo mais a bola no campo adversário como não vinha acontecendo no primeiro tempo tempo. Aos 12 minutos, o Boca Juniors marcou o primeiro gol . Dátolo cruzou da esquerda e Palermo cabeceou no canto de Fernando Henrique que não conseguiu impedir que a bola entrasse.
Logo após o gol, Renato trocou o volante Igor pelo atacante Dodô. Aos 18 minutos, Dodô foi derrubado pela zaga argentina na entrada da área e Washington cobrou com categoria para empatar a partida. A partida ficou movimentada com ataques de lado a lado e o Fluminense acabou desempatando aos 25 minutos quan do Dodô lançou Conca que arrancou pela esquerda e bateu forte. A bola desviou em Ibarra e enganou o goleiro Migliori. O Boca não se entregou e criou três oportunidades seguidas para empatar. Fernando Henrique e Thiago Silva evitaram o gol do empate da equipe argentina.
Para segurar o resultado, Renato trocou o ineficiente Thiago Neves pelo volante Maurício mas o Boca continuou pressionando e aos 35 minutos, Palermo ganhou da zaga mas Fernando Henrique fez outra boa defesa. O Fluminense deu a resposta no minuto seguinte quando Conca trocou passes com Gabriel e a bola acabou sobrando para Dodô que chutou por cima do travessão quando tinha tudo para marcar o terceiro gol e liquidar a fatura.
Nos minutos finais, o Boca pressionou de forma desordenada mas o Fluminense soube se defender e no último minuto ainda poderia ter ampliado o placar mas a bola bateu na trave. Aos 47 minutos, Palácio errou na saída de bola, Dodô ficou com a bola, entrou na área e tocou para marcar o terceiro e transformar o Maracanã numa grande festa.