Superesportes

Nenê pede dispensa e está fora do Pré-olímpico de Basquete

;

postado em 06/06/2008 17:44
O ala/pivô Nenê também está fora do Torneio Pré-olímpico Mundial de basquete, na Grécia. Nesta sexta-feira, o jogador do Denver Nuggets encaminhou seu pedido de dispensa da equipe à Confederação Brasileira de Basquete (CBB), apresentando comunicado assinado pelo ortopedista-chefe da franquia norte-americana, Steven M. Traina. Nele, o médico explica que o quadro clínico atual do atleta requer cuidados especiais e, diante disso, o jogador está fora da competição. O Pré-olímpico é a última possibilidade de classificação da seleção brasileira para os Jogos Olímpicos de Pequim e será realizado em julho, em Atenas.

No relatório, dr. Traina destaca que o jogador precisa de repouso para manter o tratamento. No início do ano, Nenê passou por uma cirurgia para remoção de um tumor no testículo. De acordo com o médico, o local por onde foi feita a incisão apresenta "inflamação no tendão adutor da virilha direita". A região é a mesma onde o atleta sofreu dois estiramentos, o que pode provocar o surgimento de uma hérnia inguinal.

Nenê, que segue um programa de recuperação definido pelos preparadores-físicos da equipe americana, permanece nos Estados Unidos e só chegará ao Brasil após liberação médica."Infelizmente, mais uma vez, vou ficar fora por problemas físicos, problemas médicos", lamenta o jogador. "Esta foi uma temporada bastante complicada para mim, não apenas do lado técnico, mas do lado emocional também. Foi desgastante demais passar pelo que eu passei, mas, com a ajuda do Senhor e com o carinho da minha família, dos meus companheiros, da minha equipe e dos meus fãs, encontrei forças para vencer a doença e poder voltar às quadras em pouco tempo".

Esta não é a primeira vez que a seleção perde o jogador. Depois do Pré-olímpico de Porto Rico, para os Jogos de Atenas-2004, Nenê afastou-se da equipe, alegando não concordar com a maneira como o basquete era gerenciado no país. No ano passado, "fez as pazes" com o sistema e integrou a equipe no Pré-olímpico de Las Vegas, no qual o Brasil não obteve a classificação. Apesar de integrando o grupo, Nenê não pode participar de todos os jogos porque sofreu um estiramento ainda na fase inicial do torneio.

"Gostaria muito de estar no Brasil e poder começar a treinar com a Seleção, fiquei muito chateado após Las Vegas, por não termos conseguido a vaga, mas continuo acreditando que é possível, que temos condições de voltar às Olimpíadas, porque temos um grupo de qualidade", avalia. "Torço muito para que o Brasil consiga a vaga, para que esteja em Pequim, e agradeço ao Moncho, a quem não conheço pessoalmente, pela compreensão e pelas palavras de apoio e força desde que assumiu a seleção brasileira".

Nenê é a segunda baixa confirmada da equipe. Na quarta-feira, o ala/pivô Anderson Varejão também pediu dispensa por motivos físicos. O técnico Moncho lida ainda com a possibilidade de ficar sem Leandrinho Barbosa. Com problema no joelho direito, o jogador do Phoenix Suns poderá passar por cirurgia aumentando a lista de desfalques. O grupo convocado para o Pré-olímpico apresenta-se a Moncho na próxima quarta-feira, no Rio de Janeiro. Inicialmente, a apresentação estava programada para domingo, mas foi adiada pela comissão técnica.

O treinador chegou ao Brasil na noite de quinta-feira e acompanha o treino desta sexta-feira da seleção brasileira que irá ao Sul-americano. Antes do Pré-olímpico, a seleção disputa dois Jogos Desafio contra a Venezuela, no Maracanãzinho. Confira a lista dos convocados para a luta pela classificação para Pequim:

Tiago Splitter ; Pivô ; 2,11m ; 23 anos ; Tau Ceramica (Espanha)
Rafael Araújo (Baby) ; Pivô ; 2,11m ; 27 anos ; Spartak St. Petersburg (Rússia)
Murilo Becker ; Pivô ; 2,11m ; 24 anos ; Maccabi Tel Aviv (Israel)
Paulo Sérgio Prestes (Paulão) ; Pivô ; 2,08m ; 20 anos ; Clínicas Rincón Axarquia (Espanha)
João Paulo Batista ; Pivô ; 2,06m ; 27 anos ; Barons de Riga (Letônia)
Guilherme Giovannoni ; Ala ; 2,04m ; 28 anos ; Bologna (Itália)
Marcus Vinícius Toledo ; Ala ; 2,03m ; 21 anos ; CB Tarragona 206 (Espanha)
Marcelo Machado (Marcelinho) ; Ala / Armador ; 2,00m ; 33 anos ; Flamengo/Petrobras (RJ)
Leandro Barbosa (Leandrinho) ; Armador ; 1,92m ; 25 anos ; Phoenix Suns (NBA / EUA)
Alex Garcia ; Ala / Armador ; 1,91m ; 28 anos ; Maccabi Tel Aviv (Israel)
Marcelo Huertas ; Armador ; 1,91m ; 25 anos ; Bilbao (Espanha)
Valter Apolinário (Valtinho) ; Armador ; 1,86m ; 31 anos ; Universo/BRB/Converse (DF)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação