postado em 07/06/2008 20:26
Com uma goleada por 5 x 0 sobre o Figueirense na noite deste sábado (07/06), no Maracanã, no Rio de Janeiro, o Flamengo assumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiro com 13 pontos ganhos, três a mais que o Cruzeiro, que ocupava a ponta e que, neste domingo, pelo complemento da quinta rodada, recebe o Vasco em Belo Horizonte (MG). Marcinho foi o destaque do jogo, anotando três gols. Souza fez dois, também deixou a sua marca e ajudou a afundar o time catarinense, que tem cinco pontos e fica próximo da zona de rebaixamento. Antes da partida os jogadores do time masculino de basquete do Flamengo, que na terça-feira conquistaram o título nacional superando o Brasília na decisão, deram a volta olímpica no estádio, sendo muito prestigiados pelos torcedores presentes ao local.
Logo aos dois minutos, o Flamengo abriu o placar. A defesa do Figueirense saiu jogando de forma equivocada, Jônatas roubou a bola e acionou Maxi pelo lado direito. O argentino avançou pela área e rolou para Marcinho, livre de marcação, chutar sem chances para o goleiro Wilson.
A partir desse lance, o que se viu foi o Figueirense tentar o ataque em busca do gol de empate, enquanto o time carioca procurava explorar a velocidade de seus homens de frente na tentativa de ampliar o marcador. A estratégia flamenguista quase deu certo aos 21 minutos, quando após rápida troca de passes na frente Maxi rolou e Souza chutou sobre o gol adversário. Quatro minutos depois foi a vez de Fábio Luciano desviar para fora cruzamento de Juan.
Melhor em campo, o Flamengo ampliou aos 36 minutos. Marcinho deu um belo passe em profundidade para Souza, que penetrou na área e tocou na saída do goleiro. O lance deixou os catarinenses descontrolados e o terceiro gol carioca saiu três minutos depois. Souza rolou para Juan, que entrou na área e chutou, o goleiro deu rebote e Marcinho completou para o fundo da rede.
A equipe carioca ainda encontrou tempo para fazer mais um no primeiro tempo. Aos 44 minutos Leonardo Moura fez grande jogada individual pela direita, se livrando de três marcadores. O lateral cruzou, Marcinho dividiu com a zaga e chutou, na pequena área, para fazer seu terceiro gol no duelo.
Surpreendentemente, o Figueirense voltou ofensivo para o segundo tempo, como se tivesse esperanças na reação. Tanto que nos primeiros dez minutos finalizou mais do que durante toda a etapa inicial. No primeiro minuto Ramon acionou Marquinhos, que chutou cruzado, para fora, assustando pela primeira vez na partida o goleiro Bruno. Seis minutos depois Cleiton Xavier chutou e o camisa 1 do Flamengo defendeu. Aos oito, Rodrigo Fabri entrou na área após se livrar de três chutou para Bruno salvar.
O primeiro lance de perigo do Flamengo só aconteceu aos 18 minutos, quando Leonardo Moura cruzou e Ronaldo Angelim cabeceou para fora. Aos 26 minutos Rodrigo Fabri cobrou falta e Bruno defendeu com muita dificuldade. Três minutos depois foi a vez de Wellington Amorim, num chute de fora da área, acertar a trave flamenguista.
Aos 42 minutos o Flamengo conseguiu chegar ao quinto gol. Obina recebeu lançamento pela direita, cruzou e Souza cabeceou para o fundo da rede, definindo o marcador.
As duas equipes voltam a jogar no próximo sábado, às 16h10min(de Brasília). O Flamengo recebe o São Paulo, novamente no Maracanã. Já em Florianópolis (SC) o Figueirense encara o Sport.