postado em 08/06/2008 12:29
Competindo em seu país, o espanhol Dani Pedrosa não teve muita dificuldade para vencer o Grande Prêmio da Catalunha de MotoGP neste domingo (08/06) e seguir na briga pela liderança da temporada da categoria. Agressivo desde o começo, o anfitrião não permitiu que o pole position australiano Casey Stoner se sentisse em casa, ultrapassou o piloto da Ducati e seguiu tranqüilo até a bandeirada final.
Apoiado pela torcida, que acabou ;perdendo; o novato sensação Jorge Lorenzo ; vetado após sofrer uma forte queda na sexta-feira (06/06) e ficar desacordado por alguns momentos ;, Pedrosa completou a prova com sua Repsol Honda em 43min02s175, deixando o italiano Valentino Rossi e Stoner na briga pelos outros dois lugares do pódio.
Foi a segunda vitória de Pedrosa no ano. Antes, o piloto da Honda havia faturado justamente o Grande Prêmio da Espanha, em Jerez de la Frontera, na segunda etapa da temporada.
Embora a fase de Stoner não seja das melhores, o australiano atual campeão da MotoGP fez frente ao adversário da Fiat/Yamaha, e os dois pilotos protagonizaram uma boa disputa pelo segundo lugar. Ao final, melhor para Rossi, que cruzou a linha de chegada a 2s806 de Pedrosa e quase cinco décimos à frente de Stoner.
O quarto posto do GP da Catalunha ficou com o também italiano Andrea Dovizioso, da JiR Scot, a 10s893 de Pedrosa. O norte-americano Colin Edwuards, da Yamaha Tech3, foi o quinto colocado a 16s426, enquanto seu parceiro de equipe, o inglês Jamest Toseland, veio em sexto. O australiano Chris Vermuelen, o norte-americano Nick Hayden, o japonês Shinya Nakano e o norte-americano John Hopkins completaram o top 10.
Apesar da vitória neste domingo, Pedrosa continua atrás de Rossi na classificação da temporada. Agora, o espanhol possui 135 pontos, ao passo que o líder italiano aparece com sete a mais, 142. O terceiro colocado da temporada ainda é o espanhol Jorge Lorenzo, da Fiat/Yamaha, com 94. O australiano Casey Stoner vem em quarto com 92 pontos e uma boa vantagem sobre Edwards, quinto e dono de 69 pontos.