Viena (Áustria) - Definitivamente a Eurocopa 2008 não começou bem para os países-sede do torneio. Depois da derrota da Suíça para a República Tcheca no sábado, a Áustria também caiu diante da Croácia, por 1 x 0 neste domingo (08/06). Contudo, para chegar ao triunfo os croatas sofreram e tiveram que suportar uma grande pressão no segundo tempo.
No jogo deste domingo, a Croácia, que entrou como favorita, garantiu o resultado no começo da partida com um gol de Modric e a Áustria, apesar da melhora no fim do primeiro tempo e a pressão realizada durante toda a segunda etapa, não conseguiu marcar seu gol e decepcionou a torcida.
Com o resultado, a Croácia lidera o grupo B da Eurocopa com três pontos, enquanto os austríacos amargam a lanterna sem nenhum ponto. Ainda neste domingo, Alemanha e Polônia fazem o outro jogo da chave.
As duas equipes voltam a campo na próxima quinta-feira. A Croácia terá que passar pela Alemanha para conquistar sua segunda vitória, enquanto que a Áustria tentará a reabilitação diante da Polônia.
O jogo
Antes da partida, já se esperava que a Croácia iria ao ataque e pressionaria a frágil equipe da casa. E foi o que aconteceu.
Logo aos dois minutos, Olic foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. A principal esperança croata, Luka Modric, foi para a cobrança e converteu, para a tristeza dos torcedores austríacos.
A Áustria tentou responder aos sete minutos, em um chute de longa distância, que não levou perigo ao gol croata.
Contudo, a Croácia continuava pressionando, tendo suas principais jogadas articuladas por Srna, que aos 13 minutos cobrou falta, Olic desviou e a bola passou perto do gol de Jürgen Macho.
Aos 34 minutos mais um bom lance do ataque croata. Petric recebeu cruzamento da direita e chutou de primeira e a bola passou perto do gol austríaco.
A partir daí, a Áustria começou a tocar mais a bola, tentando articular jogadas. A tática quase deu certo e aos 39 minutos o primeiro bom lance dos donos da casa no jogo, quando Harnik chegou a fundo e cruzou fechado. Apesar da melhora austríaca, o primeiro tempo, fraco tecnicamente, acabou com os croatas em vantagem.
Assim como no fim do primeiro tempo, a Áustria iniciou a segunda etapa no ataque. Com uma boa marcação, os donos da casa tentavam chegar ao empate, principalmente nas jogadas de linha de fundo com Harnik.
Sentindo-se pressionada, a Croácia começou a sair nos contra-ataques e aos 14 minutos, Modric fez boa jogada pela direita, tentando o cruzamento por duas vezes, que acabaram interceptados pela defesa adversária.
Pressão
A partir dos 25 minutos a Áustria partiu para a pressão total. Ivanschitz chutou de fora da área e a bola passou ao lado do gol de Pletikosa. Aos 33 minutos foi a vez de Harnik arriscar com perigo, mas a bola passou por cima do gol croata. No último lance do jogo, Kienast cabeceou e a bola passou muito perto do gol, para o desespero da torcida da casa.
Contudo, apesar da pressão, a Croácia manteve o 1 a 0 e garantiu seus primeiros três pontos na competição.