postado em 10/06/2008 09:37
O gol de Ruud van Nistelrooy, que abriu o placar nos 3 x 0 da Holanda sobre a Itália, foi corretamente validado pelo árbitro Peter Frojdfeldt, segundo a Uefa, entidade máxima do futebol na Europa. No lance, os italianos pediram impedimento do atacante holandês.
"O gol não foi irregular porque, além do goleiro, havia outro jogador italiano à frente do holandês. E, mesmo que este jogador estivesse caído fora do campo, sua posição ainda era relevante para a avaliação da regra do impedimento", afirmou David Taylor, secretário-geral da entidade.
No lance, pouco antes do gol, o lateral Christian Panucci havia caído fora após a linha de fundo depois de um choque com o goleiro Buffon. "Esta é uma interpretação muito conhecida da lei de impedimento entre os árbitros, mas não é muito conhecida do público", explicou Taylor.
"Se não houvesse essa interpretação, então os jogadores poderiam sair do campo deliberadamente para deixar os adversários impedidos. E isto é claramente inaceitável", concluiu o secretário-geral.