postado em 11/06/2008 10:43
Depois de estrear com vitória, Portugal duelará nesta quarta-feira (11/06), às 13h, em Genebra, pela manutenção da liderança do grupo A contra República Tcheca, que também estreou vencendo. Os comandados de Luiz Felipe Scolari, que fizeram 2 x 0 na Turquia, levam vantagem no saldo de gols, uma vez que os tchecos bateram a anfitriã Suíça apenas por 1 x 0.
Mais do que terminar a segunda rodada na ponta da chave, quem somar novos três pontos pode já carimbar sua participação nas quartas-de-final. Suíços e turcos jogam também nesta quarta-feira e, em caso de empate, o vencedor do confronto de líderes já se garante na próxima fase.
Tabela à parte, portugueses e tchecos se enfrentaram pela única vez numa Eurocopa pelas quartas-de-final da edição de 1996. E naquela ocasião a República Tcheca ganhou por 1 x 0.
Entretanto, apesar do tropeço no passado, Felipão acredita que este compromisso será ainda mais complicado do que a estréia contra a Turquia. ;Ganhamos o primeiro jogo e a pressão pela classificação aumenta. Além disso, a República Tcheca fez um grande jogo contra a Suíça e mostrou que é favorita a uma das duas vagas do grupo. Vamos precisar ficar atentos;, disse o técnico, que vai repetir a escalação da estréia.
O técnico tcheco Karel Brückner também manterá a equipe que sofreu para bater os anfitriões suíços. Mas tem pretensões mais humildes que a do rival desta quarta-feira: Karel não escondeu que um empate contra os portugueses será um resultado satisfatório.
;Se levarmos em consideração que ganhamos da anfitriã na estréia e que depois de Portugal teremos a Turquia pela frente o empate pode ser considerado um bom resultado, pois dependeremos de nossas próprias forças para nos classificarmos;, explicou o técnico, dando a entender que considera a Turquia a quarta força da chave.
FICHA TÉCNICA
REPÚBLICA TCHECA: Cech; Grygera, Ujfalusi, Rozehnal e Jankulowski; Galásek, Polák, Jarolím e Sionko; Plasil e Koller
Técnico: Karel Brückner
PORTUGAL: Ricardo; Bosingwa, Pepe, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira; Petit, João Moutinho, Deco, Cristiano Ronaldo e Simão; Nuno Gomes
Técnico: Luiz Felipe Scolari