postado em 12/06/2008 19:08
Em um jogo em que o brasileiro naturalizado polonês, Roger Guerreiro, marcou um dos gols, Polônia e Suíça ficaram no empate por 1 x 1. Com o resultado da partida válida pela segunda rodada do grupo B da Eurocopa 2008, a Croácia, com seis pontos e que mais cedo havia derrotado a Alemanha por 2 x 1, garantiu sua classificação para as quartas-de-final da competição. Já a Alemanha, mesmo derrotada nesta quinta-feira, também foi beneficiada pelo empate, uma vez que, ocupando a segunda colocação, com três pontos, só precisa de uma vitória sobre a Áustria, uma das sedes da competição, na próxima segunda-feira para garantir sua classificação. Os donos da casa, por sua vez, assim como a Polônia, que pega a Croácia na última rodada, somam um ponto, mas continuam sonhando com uma vaga na próxima fase.
O jogo:
Após perder na estréia e tentando não decepcionar sua torcida, a Áustria começou a partida no ataque. Logo aos 11 minutos, Wasilewki errou a saída de bola, Harnik aproveitou e chutou com muito perigo, quase abrindo o placar para os donos da casa. Dois minutos depois, o mesmo Harnik recebeu na pequena área e chutou para uma grande defesa de Boruk. O goleiros polonês, aliás, voltaria a aparecer logo em seguida, defendendo um arremate de Leitgeb. A pressão austríaca era contínua e, aos 21 minutos, Garics foi lançado e bateu, exigindo mais uma ótima defesa de Boruk.
Contudo, a Áustria seria castigada por não ter aproveitado suas chances aos 29 minutos. Saganowski fez jogada pela direita e bateu cruzado. O goleiro austríaco não conseguiu fazer o corte e o brasileiro naturalizado polonês Roger Guerreiro só teve o trabalho de tocar para o gol, fazendo 1 x 0 para a Polônia. Abalada pelo gol, a Áustria não conseguiu demonstrar o mesmo ímpeto do início do jogo e foi a Polônia que teve a última chance da primeira etapa, aos 37 minutos, com Krzynowek chutando de fora da área.
Assim como acabou o primeiro tempo, a etapa final começou com pressão polonesa. Logo aos cinco minutos, Smolarek foi lançado pelo lado direito, cortou para o meio e chutou para boa defesa de Macho, que começaria a se destacar na segunda etapa. Aos 17 minutos, mais um lance perigoso da Polônia. Após rebote do goleiro Macho, Lewandowski chutou de longe e exigiu nova defesa do arqueiro austríaco. Cinco minutos depois, Krzynowek cobrou falta com força para mais uma defesa de Macho.
Aos 38 minutos, contudo, a Áustria foi ao ataque e quase conseguiu o empate. Prodl aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou com perigo. E assim como no primeiro tempo, quando a equipe com mais volume de jogo acabou tomando gol, a Polônia cedeu o empate à Áustria. Aos 47 minutos, Vastic cobrou falta e deixou tudo igual, resultado que persistiu até o fim da partida.