postado em 15/06/2008 08:22
La Paz (Bolívia) - Bolívia e Chile se enfrentam neste domingo, às 20h30 (horário de Brasília), com um objetivo comum: deixar a parte de baixo da tabela de classificação das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010. A partida será no Estádio Hernando Siles, em La Paz, e é válida pela quinta rodada da competição qualificatória continental.
Os chilenos somam quatro pontos, com uma vitória em quatro jogos, e ocupam apenas a sétima posição. Já os bolivianos têm apenas um ponto e seguram a lanterna ; por isso, precisam de um resultado em casa para não se complicarem na briga por uma vaga no Mundial, o que não conseguem desde 1994.
Erwin Sánchez, técnico da Bolívia, reconheceu a necessidade que sua equipe tem de conquistar os três pontos neste compromisso. O treinador e ex-ídolo da seleção promoveu uma espécie de pacto com seus comandados, que prevê a conquista de vitória em todos os compromissos realizados em La Paz.
;Se ainda quisermos alimentar alguma chance de classificação para a próxima Copa do Mundo teremos que conquistar todos os pontos que disputarmos na nossa casa, e depois vermos o que vamos conseguir na condição de visitantes. Mas um time ganhador se faz subindo um degrau de cada vez, e nosso pensamento está todo focado no Chile;, disse Erwin ;Platini; Sánchez.
Os donos da casa realizaram todos os treinos para este jogo com os portões fechados, e prometem divulgar a escalação somente no vestiário, minutos antes do confronto. No entanto, se não houver surpresas, a dupla de ataque deve ser bem conhecida dos brasileiros: Marcelo Moreno, que trocou o Cruzeiro pelo Shakthar Donetsk-UCR, e Juan Carlos Arce, ex-Corinthians.
Pelo lado do Chile, o técnico Marcelo Bielsa ainda não sabe se poderá contar com o atacante Alexis Sánchez, que se recupera de uma lesão na coxa esquerda. Se ele for vetado, Daúd Gazale será o companheiro de ataque de Humberto Suazo, que se recuperou de dores na região lombar. O treinador promete uma postura ofensiva na Bolívia.
;Nossa posição na tabela não nos dá outra alternativa. Além do mais, se ganharmos a Bolívia vamos com moral para jogar fora de casa contra a Venezuela. Seis pontos fora de casa nos traria de volta à luta pela classificação. Tenho certeza de que jogaremos o próximo Mundial;, assegurou o confiante ;Loco; Bielsa.
FICHA TÉCNICA
BOLÍVIA X CHILE
Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz (Bolívia)
Data: 15 de junho de 2008, domingo
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Víctor Hugo Rivera (PER)
Assistentes: Winston Reategui (PER) e Luis Ávila (PER)
BOLÍVIA: Galarza; Raldes, Gutiérrez e Amador; Ribeiro, García, Vaca, Saucedo e Reyes; Moreno e Arce
Técnico: Erwin Sánchez
CHILE: Bravo; Jara, González, Caroca e Iturra; Medel, Carmona, Morales e Villanueva; Sánchez (Gazale) e Suazo
Técnico: Marcelo Bielsa