postado em 15/06/2008 12:44
São Paulo (SP) - Se no sábado, a equipe da Sérvia conseguiu dar muito trabalho para os titulares do Brasil, neste domingo os europeus quase fizeram o mesmo com os jogadores reservas do Brasil. Diante de um ginásio do Ibirapuera completamente lotado, a seleção brasileira masculina de vôlei mais uma vez passou sufoco, mas mostrou incrível poder de superação e venceu o duelo por 3 sets a 2, parciais de 23/25, 25/19, 24/26, 25/23 e 15/11.
Depois do resultado apertado neste sábado (3 sets a 2), Bernardinho mudou boa parte do time para o segundo duelo contra os sérvios, deixando apenas o capitão Gustavo em quadra. No levantamento, Bruninho substituiu Marcelinho, enquanto Sidão entrou no lugar de André Heller no meio-de-rede. De volta à seleção, Nalbert ganhou uma chance, assim como Samuel. O veterano Anderson ficou com a vaga de André Nascimento.
Os reservas verde-amarelos até que apresentaram bons momentos na quadra, mas também viveram momentos de muita instabilidade. No terceiro set, por exemplo, o time chegou a estar com sete pontos de vantagem (16 a 09), mas permitiu a virada. A recuperação se deve totalmente ao forte saque dos adversários, que quebrou completamente o passe e, consequentemente, o ataque verde-amarelo.
O jogo parecia perdido quando os sérvios abriram 8 a 4 no quarto set, mas valeu então a experiência de três veteranos do Brasil: Gustavo, Anderson e Nalbert, que apesar de não estar no melhor de sua forma, foi o responsável pelo ponto que fechou a parcial. Empurrados pelos mais de 11 mil torcedores que compareceram ao Ibirapuera neste domingo, o time nacional então voou no tie-break e não deu outra chance para os adversários.
A Sérvia fez apenas uma modificação em seu elenco para este domingo, com a entrada do meio-de-rede Andrija Geric, uma das estrelas do time. Campeões olímpicos em 2000, o levantador e capitão do time Nikola Grbic continuou no banco, assim como o atacante Ivan Milijkovic. Na próxima rodada, o time encara a Venezuela, do técnico brasileiro Ricardo Navajas, em Caracas.
Já no time nacional volta a jogar no próximo final de semana, quando enfrenta duas vezes a França em Paris. Para estes jogos, o time deve ser mais ou menos o mesmo que entrou em quadra neste domingo, visto que a comissão técnica optou por levar apenas o time reserva para o exterior, enquanto os titulares ficarão treinando em Saquarema, litoral do Rio de Janeiro.
É importante ressaltar que, na prática, o resultado deste domingo pouco afeta a preparação brasileira para os Jogos Olímpicos de Pequim, já que, como sede, os campeões de Atenas-2004 possuem vaga garantida na fase final da Liga Mundial, que será disputada no mês que vem, no Rio de Janeiro.