postado em 16/06/2008 11:38
Os jornais do Paraguai fizeram grande festa em suas edições desta segunda-feira (16/06), um dia depois de a seleção do país bater o Brasil por 2 x 0 em Assunção e disparar na liderança das Eliminatórias para a Copa do Mundo, abrindo três pontos para a vice-líder Argentina. A imprensa local valorizou a atuação convincente do time, em especial do atacante Cabañas, que vem ganhando a fama de carrasco de brasileiros.
O diário ABC escreve que o time da casa ;jogou com autoridade; após ;chegar pela primeira vez na condição de favorito contra os brasileiros;. A publicação escolheu Cabañas o melhor em campo. ;O ;gordinho; deu assistência para Santa Cruz e marcou o segundo gol, voltando a estremecer o futebol brasileiro, como fez na Libertadores da América com o América do México contra o Santos e o Flamengo;, relembrou.
O Ultima Hora, por sua vez, segue linha parecida com a do concorrente. ;Em uma grande partida, a seleção paraguaia derrotou o Brasil por 2 x 0, com gols de Roque Santa Cruz e do carrasco dos brasileiros, Salvador Cabañas. Mais que nunca, a 'Albirroja' demonstra que é a favorita, manda em casa e é líder absoluta das Eliminatórias Sul-americanas com 13 pontos;, comemora o jornal.
O La Nación também não ficou para trás e exaltou a campanha do time nas eliminatórias para o Mundial da África do Sul. ;O Paraguai vê pelo retrovisor nove seleções, que, sem convencer, tentarão se recuperar na sexta rodada das Eliminatórias;, afirmou o diário. ;Quatro triunfos e um empate em cinco partidas, onze gols marcados e apenas um sofrido, resumem a campanha da equipe, que viaja tranqüila a La Paz para jogar contra a Bolívia (nesta quarta-feira);, emendou.
Argentinos
O segundo vexame seguido dos comandados do técnico Dunga também foi festejado na Argentina, próxima adversária do Brasil na competição. Famoso por aumentar a polêmica às vésperas do clássico sul-americano com provocações aos brasileiros, o diário Olé não se esqueceu de ironizar o tropeço da equipe verde-amarela, apesar de a seleção local também não ter jogado bem neste domingo (15/06) e ter apenas empatado com o Equador, nos acréscimos, em Buenos Aires.
;Se a Argentina mostrou pouco ou nada diante do Equador, o Brasil não mostrou nada;, disparou o diário esportivo, que criticou o desempenho da defesa brasileira e chamou os jogadores de marqueteiros. ;Com uma noite medianamente inspirada, Agüero e Messi devem fazer uma festa'', completou o Olé, projetando um jogo tranqüilo para os visitantes na próxima quarta-feira (18/06), no Mineirão.