postado em 17/06/2008 10:17
Já virou rotina para França e Itália se encontrarem em jogos decisivos. Às 15h45 (horário de Brasília), no Estádio Letzigrund, em Zurique, pela última rodada do Grupo C da Eurocopa, o duelo tem um ingrediente a mais. Ambas as equipes estão na última posição da chave e não dependem de si para avançar às quartas-de-final. Quem ganhar, ainda terá que torcer para que a Romênia não vença a já classificada e líder Holanda, que soma 6 pontos. Os romenos têm 2.
Em 2000, França e Itália começaram os encontros recentes decisivos, na final da Eurocopa disputada na Holanda. Naquela ocasião, os franceses ficaram com o título, ganhando por 2 x 1. Seis anos depois, na final da Copa do Mundo da Alemanha, o triunfo foi da Azzurra, por 5 x 3 nos pênaltis, após empate por 1 x 1 no tempo normal. Na fase de classificação para esta Eurocopa, ocorreram mais dois encontros, com a França ganhando em casa por 3 x 1 e arrancando empate sem gols em Milão. Ainda assim, a Itália ficou em primeiro lugar na chave.
O nervosismo foi tanto nos dias que antecederam o confronto que os treinadores dos dois times, Raymond Domenech, da França, e Roberto Donadoni, da Itália, abusam do mistério, dos treinos secretos, e garantem que suas escalações só serão divulgadas nos vestiários, minutos antes do encontro. Mas deverão manter as bases que vêm atuando em suas seleções.
;Não vejo motivos para mudanças drásticas. A França tem condições de ganhar da Itália e se classificar. Temos uma história vitoriosa no futebol europeu e não serão dois tropeços que irão tirar o nosso otimismo;, disse Domenech.
Confiança também não falta a Donadoni, mesmo sabendo que os italianos não dependem da própria força para se classificarem. Ele sequer demonstra interesse em comentar a partida entre Romênia e Holanda. ;Existe uma combinação que prevê a nossa classificação em caso de vitória, e isso me basta para querer muito superar a França. Só depois do nosso jogo é que vou perguntar o placar do encontro entre Romênia e Holanda;, comentou o treinador.
FICHA TÉCNICA
FRANÇA X ITÁLIA
Local: Estádio Letzigrund, em Zurique (Suíça)
Data: 17 de junho de 2008, terça-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Lubos Michel (Eslováquia)
FRANÇA: Coupet, Sagnol, Thuram, Gallas e Evra; Toulalan, Makelele, Govou e Malouda; Ribéry e Henry
Técnico: Raymond Domenech
ITÁLIA: Buffon, Zambrotta, Panucci, Chiellini e Grosso; Pirlo, De Rossi, Camoranesi e Perrotta; Del Piero e Luca Toni
Técnico: Roberto Donadoni