Superesportes

Com Schweinsteiger e bola aérea, Alemanha elimina Portugal da Eurocopa

;

postado em 19/06/2008 17:40
Basiléia (Suíça) - Com muita consistência e eficiência, a Alemanha não desperdiçou suas melhores chances nesta quinta-feira e venceu Portugal por 3 x 2, garantindo vaga na semifinal da Eurocopa. A partida, que aconteceu no estádio Saint Jakob Park, na Basiléia, Suíça, foi a última do brasileiro Luiz Felipe Scolari no comando da seleção portuguesa, já que assumirá o Chelsea. Assim, a equipe do técnico Joachim Lew venceu a desconfiança do torcedor e o favoritismo do badalado Portugal e, agora, aguarda a definição de seu adversário, que sai do confronto entre Croácia e Turquia. A vitória teve participação fundamental do meia Schweinsteiger, que marcou um gol e deu duas assistências.

O jogo

Em ritmo lento sobre o gramado recém trocado, por conta das chuvas na Basiléia, as equipes começaram a partida se estudando, sem se arriscar muito no campo de ataque. Enquanto a seleção portuguesa tinha dificuldades para encontrar Cristiano Ronaldo, Deco e Nuno Gomes; Schweinsteiger e Hitzlsperger avançavam cada vez mais com a camisa branca.

Apesar do predomínio, a primeiro boa chance foi dos portugueses, quando João Moutinho cabeceou de dentro da área por cima do gol, após cruzamento de Bosingwa, aos 20 minutos. Dois minutos mais tarde, Podolski tabelou rapidamente com Ballack pela esquerda e cruzou para Schweinsteiger se adiantar ao goleiro Ricardo e abrir o placar.

Sentindo o primeiro baque, a seleção portuguesa não conseguiu reagir e tomou o segundo gol quatro minutos mais tarde, aos 26. Schweinsteiger cobrou falta na medida para Klose subir sozinho e cabecear para o fundo das redes. O técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari então tirou o jovem João Moutinho para colocar Raul Meireles.

Com a partida novamente equilibrada, os alemães apostavam nos rápidos toques de bola, enquanto Portugal tentava tirar a vantagem. Aos 40 minutos, na única vez em que ficou livre, Cristiano Ronaldo invadiu a área pela esquerda e bateu rasteiro, para a firme defesa de Lehmann. No rebote, Nuno Gomes completou, descontando.

Antes do intervalo, o jogador do Manchester United ainda recebeu novamente pela esquerda, partiu para cima de Mertesacker e finalizou rasteiro. A bola passou muito próxima da trave de Lehmann. A etapa final recomeçou sobre chuva e com as equipes nervosas. Nos primeiros cinco minutos, dois cartões amarelos foram distribuídos à equipe alemã, por faltas violentas. Aos 12 minutos, Portugal quase chegou ao empate. Em cobrança de escanteio, Deco desviou na primeira trave e Pepe cabeceou à queima roupa, mas a bola foi por cima do gol.

Aos 16 minutos, a Alemanha jogou um balde de água fria no ânimo cada vez mais crescente dos portugueses. Novamente, Schweinsteiger cobrou falta, Ricardo saiu mal e Ballack, depois de deslocar a marcação de Paulo Ferreira, completou de cabeça, fazendo o terceiro da equipe do técnico Joachim Lew, que assistia à partida dos camarotes, por estar ter sido expulso na última rodada.

Da mesma maneira como no primeiro tempo, Luiz Felipe Scolari imediatamente fez outra alteração e colocou Nani no lugar de Nuno Gomes. Pouco depois, Helder Postiga na vaga do volante Petit. A seleção portuguesa continuava com o domínio do jogo, mas à mercê dos contra-ataques do rival.

Com muitos jogadores ofensivos e com pouca criatividade, os portugueses ainda diminuíram aos 41 minutos, quando Nani carregou a bola pelo lado esquerdo do ataque e cruzou na medida para Helder Postiga cabecear e dimunior. ;De volta ao jogo;, o time de Felipão ainda tentou empatar, o que levaria o jogo para a prorrogação, mas foi insuficiente a pressão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação