postado em 19/06/2008 22:07
Depois de fechar a primeira fase com 100% de aproveitamento no grupo B, com direito à vitória por 2 x 1 sobre a poderosa Alemanha, a Croácia encara nas quartas-de-final da Eurocopa, nesta sexta-feira, às 15h45 (de Brasília), outra surpresa da competição: a Turquia, que ficou com a segunda vaga do grupo A com uma virada histórica sobre a República Tcheca, semifinalista da última edição do torneio continental. Em um passado recente, as duas seleções ganharam notoriedade por campanhas surpreendentes em Copas do Mundo: em 1998, a Croácia só caiu nas semifinais contra a dona da casa França e terminou em terceiro lugar. Quatro anos depois, os turcos conseguiriam o mesmo feito, só que no Mundial do Japão e na Coréia do Sul, onde foram eliminados pelo Brasil nas semis. Agora, os times se enfrentam com o objetivo de ficar entre os quatro melhores na Euro, algo que seria inédito para os dois países, e assim voltar a ser destaque no mundo do futebol.
Motivado pela excelente campanha na primeira fase, o técnico Slaven Bilic admitiu o favoritismo da Croácia e disse considerar seu time superior ao rival em sua coletiva de véspera ao duelo. "Estou completamente satisfeito com os meus jogadores, mas não queremos parar por aqui, queremos continuar. A pressão existe, mas isso é positivo. Há um espírito especial na Croácia, amamos o país e a Deus. Podemos ganhar de qualquer adversário", garante.
Para aumentar a confiança do treinador de 39 anos, o mais jovem dentre os classificados às quartas-de-final da Euro, os meias Ivan Rakitic e Darijo Srna, recuperados de lesões, devem encarar os turcos. O primeiro, porém, será reavaliado pouco antes da partida e, se vetado, dará o seu lugar ao atacante Mladen Petric, que ficaria ao lado de Olic na frente, no esquema 4-4-2.
Enquanto Bilic comemora a recuperação de dois importantes jogadores, o técnico Fatih Terim sofre com vários desfalques do lado da Turquia. A começar pelo gol, onde Volkan Demirel, suspenso, dá lugar ao experiente Rustu Recber. Na zaga, Servet Cetim volta, mas Emre Gungor, lesionado fica fora. Já no meio-campo, o brasileiro naturalizado Mehmet Aurélio cumpre gancho, enquanto Emre Bezoglu, capitão do time, e Turmer Metim, só assistem ao jogo por estarem contundidos.
O enorme número de desfalques, porém, não preocupa Fatih Terim. "Na minha casa, na Turquia, tenho uma frase na parede que diz: ;Nada é impossível e os milagres levam tempo;. Penso que veremos este milagre na Euro 2008. Temos jogadores suspensos e lesionados, mas contamos com outros leões que os substituirão. Estamos dispostos a chegar na final", avisa o técnico.
A Croácia enfrentou a Turquia pela primeira vez logo em sua estréia em uma fase final da Eurocopa, em 1996, na Inglaterra. E se deu bem, vencendo por 1 x 0 com o atual treinador Bilic atuando de titular na zaga. Depois deste jogo, o novo confronto entre Croácia e Turquia ocorreu em mais duas ocasiões, com ambas terminando empatadas. Em 1997, em jogo válido pela Copa Kirin, torneio amistoso no Japão, as seleções ficaram no 1 x 1. Já em amistoso disputado em 2004, em Zagreb, nova igualdade, desta vez por 2 x 2.
FICHA TÉCNICA - CROÁCIA X TURQUIA
Local: Estádio Ernst Happel, em Viena (Áustria)
Data: 20 de junho de 2008, sexta-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Roberto Rosetti (Itália)
Assistentes: Alessandro Griselli e Paolo Calcagno (ambos da Itália)
CROÁCIA: Pletikosa; Corluka, Simunic, Robert Kovac e Pranjic; Srna, Niko Kovac, Modric, Rakitic e Kranjcar; Olic
Técnico: Slaven Bilic
TURQUIA: Rustu; Hamit Altintop, Servet, Emre Asik e Balta; Mehmet Topal, Gokdeniz, Arda e Kazim Kazim; Nihat e Tuncay
Técnico: Fatih Terim