postado em 20/06/2008 10:22
A classificação da Alemanha às quartas-de-final da Eurocopa, consumada com vitória por 3 x 2 sobre Portugal, não surpreendeu nem um pouco a Franz Beckenbauer. Embora tenha criticado a equipe durante a irregular primeira fase, agora o Kaiser garante que os comandados de Joachim Löw levarão o país à final do evento.
Campeão da Euro 1972 e ostentando no currículo ainda títulos da Copas do Mundo de 1974 e de 1990, esta última como treinador, Beckenbauer considera que é nas partidas de mata-mata que se prova que um time tem uma autêntica mentalidade vencedora. "Nós a temos. Isto se registrou na Europa e somos temidos", afirmou, em coluna publicada no diário "Bild".
Para o ex- jogador e atualmente presidente do Bayern de Munique, a eliminação de Portugal, que havia realizado uma campanha inicial com dois triunfos e uma derrota, prova que "quem assombra muito cedo, não chega demasiado longe;. "Eliminados Portugal, um dos favoritos que havia brilhado na primeira fase como quase nenhum outro".
Após ver os alemães passarem pelos lusos, Beckembauer acredita que a Croácia passará pela Turquia, a quem enfrenta nesta sexta-feira, e dará à Alemanha uma oportunidade de revanche (a seleção balcânica venceu por 2 x 1 o confronto da primeira fase). "Vejo marcado o caminho de nossa equipe até a final, e mais ainda se nos encontramos com a Croácia nas semifinais. Porque não vamos a perder um segundo jogo contra a Croácia".