postado em 23/06/2008 10:50
Roger Federer não poderia ter encontrado estréia mais tranqüila em Wimbledon. Na busca pelo hexacampeonato do Grand Slam britânico, o suíço se manteve impecável sobre quadras de grama e passou com facilidade pelo eslovaco Domink Hrbarty: 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 6/2.
Seguro, o número um do mundo mostrou porque vinha de 59 vitórias seguidas na superfície extremamente rápida e se livrou do adversário mostrando muita variação no jogo, com subidas à rede e trocas de bola da linha de base. O favorito ainda proporcionou ao público presente na quadra central do All England Club um show de winners: foram 43 no total, somados a dez aces.
De quebra, o suíço ainda foi consistente, cometendo apenas dez erros não-forçados, para se livrar tranquilamente da pecha de ;freguês; de Hrbarty, que havia vencido os dois confrontos anteriores diante do líder do ranking de entradas ; realizados nos longínquos anos de 2000 e 2004.
Classificado à segunda rodada, Federer dá o primeiro passo não só para tentar bater o recorde de conquistas consecutivas em Wimbledon da era profissional, mas também para segurar a ponta da lista, mantida por ele há quatro anos. Para deixar Rafael Nadal e Novak Djokovic para trás, o tenista da Basiléia precisa pelo menos alcançar as quartas-de-final. Assim, não dependeria dos resultados dos adversários.
Após vencer o atual número 273 do mundo, que já figurou no top dez em 2004 e disputava o Grand Slam com o sistema de ranking protegido, Federer segue agora para enfrentar Robin Soderling. Contra o sueco, desta vez é o suíço quem tem retrospecto positivo, uma vez que venceu todos os seis encontros já disputados, incluindo dois neste ano, nos Masters Series de Miami, no cimento, e Hamburgo, no saibro.
Para se classificar à segunda rodada, Soderling superou uma péssima segunda parcial, quando levou um ;pneu; do norte-americano Kevin Kim, para vencer por 3 sets a 1, com parciais de 7/6, 0/6, 6/3 e 6/4.