postado em 24/06/2008 16:16
A festa 50 Anos da Conquista da Copa do Mundo, que celebra o cinqüentenário do título do Mundial de 1958, começou para valer nesta terça-feira. Pela manhã, os ex-craques da Seleção Brasileira que já estão em Brasília para receber homenagens deixaram as marcas dos pés numa espécie de calçada da fama, no no terraço hotel Meliá Brasília. O primeiro deles foi Zagallo, seguido de Dino Sani, Mazzola, Pepe, Zito, Orlando e De Sordi. Apenas Moacir não participou, pois chegou atrasado. A Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal (GDF), que organizou a pequena festa, ainda não decidiu onde a calçada será exposta.
Depois, os jogadores foram para restaurante Oliver, no Clube de Golfe de Brasília. Lá, atenderam a imprensa, posaram para fotografias e deram autógrafos. Quando o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, chegou, eles se reuniram num palco para uma entrevista coletiva. "A Seleção de 58 abriu caminho para o Brasil ser conhecido no mundo inteiro", explica o governador. Dois suecos partipam da festa: Kurt Hamrin, ponta-direita naquela Copa, e Bengt Ågren, que foi membro do comitê organizador do torneio.
A maratona não incomoda o ex-atacante Mazzola. "Na vida da gente, o que se faz por amor não cansa", afirma. Sempre entusiasmado quando fala em Seleção Brasileira, o ex-ponta esquerda Zagallo exaltou o primeiro título, conquistado na Suécia, com vitória por 5 x 2 sobre o país-sede. "Foi quando o futebol brasileiro mostrou ao mundo que era espetacular", vibra o único homem quatro vezes campeão mundial de futebol ; duas como jogador, uma como auxiliar-técnico e outra como treinador.
O evento, promovido pela Embaixada da Suécia e GDF, começou ontem e termina no sábado. A programação inclui a exibição de filmes, seminários e exposições, como a mostra As Marcas do Rei, sobre a vida de Pelé, que dura até julho. Até hoje, amanha chegam a Brasília Djalma Santos e Bellini. O goleiro Gilmar é dúvida e o lateral-esquerdo Nilton Santos, com problemas de saúde, não poderá comparecer. O camisa 10 Pelé, Atleta do Século 20, confirmou presença a partir de amanhã. O comentarista e ex-radialista Luiz Mendes também foi convidado.