Superesportes

Fluminense começa batalha pelo título no Equador

;

postado em 24/06/2008 20:13
O Fluminense começa a escrever a página mais importante de sua história nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador, onde enfrentará a Liga Deportiva Universitária (LDU), pelo confronto de ida da final da Taça Libertadores. O jogo de volta será na próxima quarta-feira, no Maracanã, com todos os ingressos já esgotados. Nesta etapa da competição, os gols marcados na casa do adversário não valem mais como critério de desempate.

Para chegar a esta final o Fluminense fez a melhor campanha da fase de grupos e ainda superou nas etapas seguinte gigantes históricos da competição, como São Paulo e Boca Juniors. Já a LDU foi a segunda colocada do Grupo 8, atrás do próprio Tricolor, e depois disso, nas fases eliminatórias, bateu os argentinos Estudiantes e San Lorenzo e o América do México, terror dos brasileiros.

Renato Gaúcho, técnico do Fluminense, fez questão de descartar qualquer favoritismo de sua equipe nos dias que antecederam ao confronto. Conversou com o grupo, trabalhou para evitar euforia em excesso, participou das reuniões de planejamentos, até mesmo da viagem a Quito, e não esqueceu de elogiar o rival.

"Fizemos tudo o que foi possível fazer para este primeiro jogo. Agora estamos focados apenas em mostrar um bom futebol dentro de campo. Não existe favorito. É 50% de chances para cada um conquistar o título. A LDU conta com sete atletas da seleção do Equador e um na seleção do Paraguai. Portanto, não podemos ser apontados como favoritos", afirmou Renato Gaúcho.

Os jogadores do Fluminense também adotaram um discurso bem humilde em relação à final da Libertadores, seguindo à risca a orientação da comissão técnica. Todos estão conscientes também da importância de se fazer um bom jogo em Quito para se ter tranqüilidade no Rio de Janeiro. "O Fluminense tem apenas a vantagem de decidir em casa, mas ela poderá nada representar caso a gente saia do Equador com um resultado muito ruim. Trata-se de um duelo de 180 minutos, mas temos que fazer um bom primeiro tempo neste caso, já que a segunda etapa será no Maracanã, onde estamos indo muito bem", disse o meia Cícero.

Cícero, por sinal, deverá ser mantido ao lado de Washington no ataque, com Dodô ficando como opção no banco de reservas. A formação oficial porém só será divulgada por Renato Gaúcho minutos antes do confronto. Elogiar o adversário para tentar afastar qualquer favoritismo também foi a tática da LDU para este compromisso. O técnico Edgardo Bauza considera o Fluminense um time muito complicado de ser batido.

"O Fluminense conta com um sólido sistema defensivo, meias que sabem conduzir muito bem a bola e atacantes com um potente poder de penetração. Isso tudo junto forma um time de primeira linha e complicado de ser batido", afirmou o treinador. Bauza também reconheceu que para a LDU será fundamental conseguir um bom resultado no Equador. "Temos que atacar o tempo todo, principalmente pelos lados, pois assim, se perdermos a posse de bola não ficaremos vítimas de contra-ataques do Fluminense. Deixar Quito com um bom resultado é essencial para as nossas chances nesta decisão", explicou.

Para este jogo a LDU conta com força máxima, com o meia Luis Bolaños confirmado após se recuperar de uma lesão no tornozelo esquerdo.

FICHA TÉCNICA - LDU-EQU X FLUMINENSE-BRA

Local: Estádio Casa Blanca, em Quito (Equador)
Data: 25 de junho de 2008, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Chandía (Chile)
Assistentes: Cristian Julio e Lorenzo Acuña (ambos do Chile)

LDU: José Francisco Cevallos; Renán Calle, Norberto Araujo e Jairo Campos; Joffre Guerrón, Enrique Vera, Patricio Urrutia, Paul Ambrossi e Luis Bolaños; Damián Manso e Claudio Bieler
Técnico: Edgardo Bauza

FLUMINENSE: Fernando Henrique; Gabriel, Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Ygor, Arouca, Darío Conca e Thiago Neves; Cícero e Washington
Técnico: Renato Gaúcho

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação