postado em 24/06/2008 22:06
Previsto para ser inaugurado no final do mês de agosto, o Museu do Futebol, pioneiro no país e que será instalado no estádio Municipal do Pacaembu, terá como astro de sua primeira exposição o maior de todos no mundo da bola: o "Rei" Pelé. Na noite desta terça-feira, o Atleta do Século compareceu ao auditório do futuro Museu do Futebol, único ponto da obra que já está pronto, e, ao lado do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e do secretário municipal de Esportes, Walter Feldman, confirmou que a exposição denominada "As Marcas do Rei" inaugurará o local.
Depois de assistir a um vídeo com a prévia do que será a exposição (imagens históricas, lances de jogo, do rádio que seu pai usava para ouvir aos jogos do Brasil, entre outras coisas), Pelé fez um rápido pronunciamento à imprensa. Nele, o "Rei" ressaltou o significado que o futebol tem na vida das pessoas e, lembrando de uma passagem com "seo" Dondinho, seu pai, enalteceu a importância de se registrar acontecimentos históricos para o aprendizado futuro. "A Fifa hoje tem mais afiliados no mundo do que a ONU, e isso mostra que o futebol é a maior família do mundo. O mais importante é deixar o registro para as gerações futuras e eu agradeço a Deus ter me dado saúde para estar aqui hoje;, discursou o "Rei".
"Conversando com o Dondinho, meu pai, ele me falou que chegou a fazer cinco gols de cabeça em um só jogo, algo que nem Pelé fez. Perguntei para ele se havia fotos ou imagens e ele disse que não, então brinquei e falei que não acreditava, pois não havia registro", completou o eterno camisa dez, sem esconder um largo sorriso. Sorridente também estava o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Para o político, o Museu do Futebol será uma das maiores atrações turísticas da cidade a partir do segundo semestre de 2008. "Esse museu será o mais visitado ou estará entre os três mais visitados do país, pois o futebol é a paixão de todos", apostou. "A presença do Pelé é um golaço para a inauguração desse museu", completou.
"Até o final do mês de agosto poderemos estar com as obras encerradas, mas é uma estimativa, e não um prazo", esclareceu Kassab, revelando, na seqüência, alguns números envolvidos na obra. "O museu ocupará uma área de 6.900 metros quadrados e está estimado em R$ 30 milhões". A construção terá o apoio da São Paulo Turismo, da Fundação Roberto Marinho e de outras empresas da iniciativa privada, como o Banco Real, a Telefônica, a Ambev e a Visa, além de contar também com o apoio da Confederação Brasileira de Futebol.
Segundo Aléssio Gamberini, diretor do Pacaembu, explicou com poucas palavras o motivo da realização de um evento apenas para confirmar a exposição sobre Pelé como a primeira do futuro Museu. "Aproveitamos a presença do Pelé no país para fazer esse evento, pois estava havendo uma concorrência entre cidades para ter o museu do Pelé. Com 'As Marcas do Rei', teremos essa exposição aqui em São Paulo".