Superesportes

Aos 16 anos, Pavlyuchenkova vence mais uma em Wimbledon

;

postado em 25/06/2008 17:19
Tenista mais nova da chave principal feminina de Wimbledon, a russa Anastasia Pavlyuchenkova conseguiu nesta quarta-feira a vitória mais expressiva de sua curta carreira. A adolescente de apenas 16 anos arrasou a chinesa Na Li e avançou para a terceira rodada da competição inglesa para enfrentar a polonesa Agnieszka Radwanska. Ex-número um do ranking juvenil da Federação Internacional de Tênis (ITF) e atualmente na 137; posição da lista da WTA, Pavlyuchenkova precisou ficar em quadra durante apenas 1h02 para despachar Li, dez anos mais velha e 46; do mundo. O triunfo foi obtido por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4.

Pavlyuchenkova já havia surpreendido na estréia, quando vitimou a sensação francesa Alizé Cornet, de 18 anos e cabeça-de-chave número 17. Na ocasião, a russa de 16 anos superou a rival por 2 sets a 0 com duplo 7/6, com parciais de 8-6 e 7-4 nos tie-breaks. Agora, Pavlyuchemkova disputará vaga nas oitavas-de-final contra outra ex-número um do mundo, mas que já possui um nome mais consolidado no circuito profissional: a polonesa Agnieszka Radwanska, 11; da WTA, que nesta quarta-feira superou a compatriota Marta Domachowska por 2 sets a 0, 6/1 e 6/3.

Curiosamente, Radwanska é irmã mais velha da sucessora de Pavlyuchenkova na liderança do ranking juvenil da ITF: Urszula Radwanska, que nesta quarta foi eliminada da chave principal de Wimbledon pela norte-americana Serena Williams.

Szávay passa

Além de Pavlyuchenkova e Agnieszka Radwanska, outra jovem promissora que avançou à terceira rodada de Wimbledon foi a húngara Agnes Szávay, cabeça-de-chave número 15. Embora tenha saído atrás do placar contra a romena Monica Niculescu, a tenista da cidade de Kinskuhalas eliminou a rival por 2 sets a 1, com 5/7, 7/5 e 6/2. Classificada, Szávay pegará na etapa seguinte a espanhola Anabel Medina Garrigues, que surpreendeu a italiana cabeça-de-chave 20 Francesca Schiavone também por 2 a 1, mas com 3/6, 7/5 e 9/7.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação