postado em 25/06/2008 18:05
Thomaz Bellucci bem que tentou, mas não conseguiu avançar à terceira rodada de Wimbledon. Embora tivesse o favoritismo para o confronto com o alemão Simon Stadler nesta quarta-feira e tivesse saído na frente da partida, o brasileiro acabou sofrendo a virada e, depois de quase quatro horas de duelo, disse adeus ao Grand Slam britânico. Número 68 do mundo, Bellucci ficou em quadra durante 222 minutos contra Stadler, exatas 3h42. O representante nacional, no entanto, viu a zebra alemã 172ª do ranking de entradas da ATP fechar o confronto em 3 sets a 2 , com parciais de 3/6, 6/3, 6/1, 6/7 (5-7) e 8/6.
Conhecido pela agressividade, o paulista de Tietê acabou pecando pelo excesso de confiança. Embora tenha aplicado nada menos do que 60 winners (bolas vencedoras) contra Stadler, acabou cometendo mais que o dobro de erros do germânico (62 a 29). Embalado pelo triunfo na primeira rodada sobre o russo Igor Kunitsyn, a sua primeira em Grand Slams na carreira, o brasileiro de 20 anos começou bem a partida contra o alemão, e fechou o primeiro set em 6/3. Aos poucos, contudo, Bellucci foi caindo de produção e acabou perdendo a segunda parcial por 6/3 e tomou a virada com 6/1 na etapa três.
O tenista número um do Brasil só conseguiu se recuperar na partida no quarto set, depois de ter sofrido uma quebra no segundo set e estar perdendo por 3/0. Bellucci derrubou o saque de Stadler, empatou a parcial e forçou o tie-break, que acabou vencendo por 7-5. O quinto set foi marcado pela paridade entre os dois tenistas, que mantiveram o equilíbrio em quadra e no placar. No 12º game, Bellucci chegou a ter 6/5 no placar e ficou a dois pontos da vitória ao ter 15-30 no saque de Stadler, mas não conseguiu tirar proveito da situação e o empate persistiu.
Como Wimbledon não prevê tie-break no quinto set das partidas masculinas, a definição do vencedor só sairia depois que um tenista abrisse dois games de vantagem. Bellucci, contudo, acabou cedendo seu game de saque no 13º game, viu o alemão abrir 7/6 e ratificar o triunfo por 8/6. Algoz de primeira rodada do croata Ivo Karlovic, cabeça-de-chave 18, Stadler agora terá pela frente um outro tenista entre o top 20 do ranking de entradas da ATP: o cipriota Marcos Baghdatis, décimo favorito, que nesta quarta eliminou o sueco Thomas Johansson por 3 sets a 0, com triplo 6/4.