postado em 29/06/2008 12:05
O brasiliense Marilson Gomes dos Santos conquistou sua segunda medalha de ouro no Troféu Brasil ao vencer os 5.000m neste domingo (29/06), no Estádio Ícaro de Castro Mello, em São Paulo. Classificado para os Jogos Olímpicos de Pequim nos 10.000m e na maratona, ele não registrou índice para os 5.000m. Marilson venceu com 13min59s57, sendo o índice B 13min28, mas obter a marca também não era uma ambição do fundista.
Na verdade, ele participou da prova apenas para ajudar sua equipe, a BM Atletismo, na disputa pelo título geral do Troféu. "A equipe está aí brigando pela vitória e nada mais justo que contar com minha colaboração", afirmou o corredor. "O objetivo é marcar o maior número de pontos para a equipe", completa, descartando qualquer interesse em também correr a distância na China.
"É difícil treinar para provas curtas e longas", justifica, repetindo que o grande foco em Pequim é mesmo a maratona. "Onde há chances reais de medalhas. Os africanos vão dominar as provas de 5.000m e 10.000m", ressalta.
Mesmo com o foco, ele e seu técnico, Adauto Domingues, não descartam totalmente uma participação nos 10.000m na China. Quando venceu a prova, em São Paulo, na última quarta-feira (25/06), Marilson afirmou que esta seria uma possibilidade para quebrar a ansiedade da estréia antes da maratona, disputa que fecha o calendário olímpico.
A presença, contudo, só será confirmada já na China. "Temos de ver como ele vai chegar lá. Ver se ele não estará muito cansado", destaca o técnico Domingues.
A falta de pressão na luta pelo índice dos 5.000m foi um dos pontos a favor destacados pelo fundista para o resultado desta manhã. "Entro na prova com uma responsabilidade a menos".