postado em 30/06/2008 18:14
A Federação Internacional de Tênis anunciou nesta segunda-feira em seu site oficial o nome dos tenistas convidados para a disputa dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. E os Tenistas sem ranking suficiente para entrar automaticamente na chave masculina, os veteranos Jonas Bjorkman, Nicolas Massu e Max Mirnyi receberam o wild card, bem como o chinês Peng Sun, número 485 do mundo e que defenderá o país anfitrião.
Dono do ouro olímpico em Atenas-2004, Massu ganha a chance de representar o Chile ao lado de Fernando González. Ex-top 10 e atualmente na colocação 131 do ranking de entradas da ATP, o tenista de 28 anos não escondeu a felicidade com o convite. "Estou muito contente, pois sempre estou preparado para representar o meu país;, discursou. "Jogar pelo Chile é a minha maior prioridade, especialmente por causa das ótimas lembranças que tenho de quatro anos atrás", complementou.
Além de Massu, outro veterano contemplado foi Bjorkman, que já foi o quarto melhor tenista do mundo em 1997 e hoje, com 36 anos, é o 128º. O bielorrusso Mirnyi, ex-13º e hoje 300º, também foi lembrado pela ITF, que ainda chamou o japonês Kei Nishikori e o sul-africano Kevin Anderson. Desta forma, termina o sonho da Confederação Brasileira de Tênis de incluir Flávio Saretta em Pequim. Campeão dos Jogos Pan-americanos, o tenista de Americana esperava por um convite para se juntar aos compatriotas Thomaz Bellucci e Marcos Daniel, classificados por ranking.
O tênis brasileiro, no entanto, ainda pode ter mais dois tenistas classificados para os Jogos Olímpicos: os mineiros Marcelo Melo e André Sá, que juntos formam a nona melhor parceria da temporada. A chave de duplas para Pequim -2008 ainda está aberta. Entre as mulheres, receberam os convites da ITF a ucraniana Maria Koryttseva, a taiwanesa Yung-Jan Chan, a japonesa Ayumi Morita, a espanhola Nuria Llagostera Vives, a australiana Alicia Molik e a tunisiana Selima Sfar.