postado em 30/06/2008 21:15
A decisão do Comitê Olímpico Chinês (COC) de suspender perpetuamente o nadador Ouyang Kunpeng devido a doping serviu para mostrar que os chineses estão decididos em fazer uma Olimpíada limpa. O nadador e seu técnico, Feng Shangbao, foram suspensos na sexta-feira passada depois que Kunpeng acusou positivo para esteróides anabolizantes durante um exame realizado fora de comeptições. O ocorrido representou uma vergonha para o país-sede das Olimpíadas.
Zhao Jian, vice-diretor da Agência Antidoping Chinesa, afirmou que o caso reflete que o país está ;determinado; em garantir que seus atletas estejam ;limpos; nos Jogos. "Isso mostra que a China tem um grande, sistemático e rigoroso programa antidoping, que, inclusive, inclui todos os melhores atletas. O sistema está funcionando efetivamente", garantiu.
Jian disse, ainda, que os atletas de elite devem servir como exemplo para os demais. ;Para os jovens atletas, a elite do esporte tem grande influência, tanto negativas quanto positivas. A China é um dos maiores produtores e fornecedores mundiais de esteróides e hormônio do crescimento, que promovem o crescimento muscular. Em luta contra o doping, as autoridades do país fecharam 150 fábricas dessas substâncias, além de desativar 300 sites da internet, envolvidos na distribuição dos produtos.