postado em 01/07/2008 16:47
Devido à confirmação, nesta aterça-feira, pela Federação Internacional de Natação (Fina) da classificação dos revezamentos femininos do Brasil para os Jogos Olímpicos, o País quebrou mais um recorde este ano. As Olimpíadas de Pequim contarão com a maior delegação brasileira feminina da história do evento, que terá, até momento, 127 mulheres. O recorde anterior pertencia aos Jogos de Atenas-2004, quando o Brasil participou da competição com 122 mulheres. A primeira brasileira a participar de uma edição dos Jogos Olímpicos foi a nadadora Maria Lenk, em Los Angeles-1932.
Para o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, o recorde de brasileiras em 2008 comprova que o esporte brasileiro evolui de maneira homogênea. ;A cada edição de Jogos, observamos que o esporte olímpico brasileiro está se desenvolvendo em todos os níveis, de maneira uniforme. Já havíamos quebrado o recorde do número total de atletas e de modalidades classificadas para os Jogos. Esse recorde da participação feminina confirma a evolução qualitativa do esporte brasileiro;, disse Nuzman.
A delegação brasileira feminina da natação nos Jogos contará com Flávia Delaroli, Fabíola Molina, Michele Linhard, Monique Ferreira, Joanna Maranhão, Tatiana Lemos Barbosa, Tatiane Sakemi e Gabriela Silva.