Superesportes

Fluminense e LDU fazem o jogo de suas vidas na final da Taça Libertadores

;

postado em 01/07/2008 20:50
O Fluminense faz o jogo mais importante de sua centenária história nesta quarta-feira, às 21h50, quando enfrenta a Liga Deportiva Universitária (LDU), do Equador, no Maracanã. O ganhador vai representar a América do Sul no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, no Japão. Essa é a primeira decisão de Libertadores da história dos dois clubes e a LDU entra em campo com vantagem, pois venceu por 4 x 2, no Equador. Com isso, o time equatoriano pode até mesmo perder por um gol de diferença. Ao Tricolor carioca resta ganhar por dois gols de vantagem para forçar a prorrogação ou até mesmo a disputa de pênaltis, já que na fase decisiva não vale mais o sistema de gols fora de casa. Se ganhar por três ou mais gols de diferença o time brasileiro será campeão.

Renato Gaúcho, técnico do Fluminense, está confiante quanto às chances de sua equipe ser campeã, tanto que, após o jogo em Quito, disse que a LDU deveria estar desesperada. "Tivemos adversários complicados ao longo desta caminhada, sendo sempre apontado como zebra contra São Paulo e Boca Juniors. Disse que a gente iria se classificar e isso de fato aconteceu. Agora falo a mesma coisa em relação ao jogo de quarta-feira. Seremos campeões. Não estou menosprezando ninguém, apenas confiando no meu time", afirmou Renato.

O treinador elogiou o time da LDU, mas garante que o adversário não chega a assustar o Tricolor. "A LDU mostrou seu valor e não chegou a essa decisão por acaso. Passou por times de muita qualidade, inclusive tendo superado o América do México, que era apontado como o terror dos brasileiros. Mas, nesta quarta-feira, o Fluminense que será campeão. Quando jogamos em Quito tinha até pôster de campeão da LDU. Não considerei isso menosprezo com o Fluminense. Do mesmo jeito que eles apostam neles, eu confio no meu time", disse Renato.

Apesar da postura de seu treinador, os jogadores do Fluminense não dão declarações tão confiantes com receio de gerar uma motivação a mais no adversário. ;Temos que ser otimistas porque é o jogo mais importante de nossas vidas. Vamos jogar em casa, o Maracanã vai estar lotado e temos um time que chega credenciado por ter superado grandes adversários. Fizemos a melhor campanha da fase de grupos e mostramos a nossa força. Daí vem a nossa confiança, apesar de respeitarmos muito nosso adversário", explicou o lateral-esquerdo Júnior César, que vai completar nesta quarta-feira a marca de 200 jogos com a camisa do Fluminense.

Sobre o time que vai a campo, Renato Gaúcho faz mistério quanto à escalação. Recuperado de dores, Washington promete jogar. Mesmo assim, Dodô está de sobreaviso.

Pelo lado da LDU o técnico Edgardo Bauza promete uma postura ofensiva de sua equipe no Maracanã. "Quem nos enfrentou ou acompanhou nossos jogos sabe que temos uma maneira própria de atuar e que não a mudamos de acordo com nosso adversário. Temos um estilo de jogo definido, com uma ou outra variação. O Fluminense deve esperar um adversário aguerrido e que vai jogar por gols", disse Bauza.

O treinador minimizou o excesso de confiança do Fluminense, evitando polemizar com Renato Gaúcho. "Se o Fluminense está confiante deve ter os motivos dele. Nós também estamos confiantes em um bom resultado de nossa equipe. Não tenho que comentar o que se fala no adversário. Minha preocupação é com a LDU", disse Bauza, que vai repetir a escalação do primeiro jogo.

FICHA TÉCNICA - FLUMINENSE-BRA X LDU-EQU

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 2 de julho de 2008, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Héctor Baldassi (Argentina)
Assistentes: Ricardo Casas e Hernán Maidana (ambos da Argentina)

FLUMINENSE:
Fernando Henrique, Gabriel, Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Ygor, Arouca, Darío Conca e Thiago Neves; Cícero e Washington
Técnico: Renato Gaúcho

LDU: José Francisco Cevallos, Renán Calle, Norberto Araujo e Jairo Campos; Joffre Guerrón, Enrique Vera, Patricio Urrutia, Paul Ambrossi e Luis Bolaños; Damián Manso e Claudio Bieler
Técnico: Edgardo Bauza

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação