postado em 02/07/2008 16:15
Londres (Inglaterra) - Quando a fase é boa, até mesmo a chuva cai em momentos estratégicos para interromper uma partida e ajudar na ;reabilitação; do tenista. E foi assim como o russo Marat Safin nesta quarta-feira, que contou com a paralisação para se recuperar diante do espanhol Feliciano López, bater o rival e garantir vaga nas semifinais de Wimbledon.
A chuva foi coisa rara nesta edição do torneio britânico, mas caiu no exato momento em que Safin perdia por 5/2 o primeiro set. Embora não tenha conseguido vencer a etapa, o tenista de Moscou se reencontrou em quadra a tempo de virar sobre López e avançar mais um passo no Grand Slam inglês com uma vitória por 3 a 1, parciais de 6/3, 7/5, 7/6 (7-1) e 6/3.
Foi a segunda ocasião em que Safin conseguiu sair de quadra com um resultado positivo sobre o espanhol, 31º favorito na capital inglesa, em seus partidas realizadas. A última vitória do russo sobre o tenista de Toledo fora obtida há quatro anos, no Masters Series de Madri. Em Wimbledon os dois já haviam se encontrado na terceira rodada de 2005, e López levou a melhor por 6/4, 7/6 (7-4) e 6/3.
Ineditismo
Vingado, Safin conquista pela primeira vez o direito de disputar uma semi na grama sagrada do All England Club. Antes, seu melhor desempenho fora em 2001, quando parou nas quartas-de-final diante do croata Goran Ivanisevic ; que poucos dias depois se sagrou o primeiro tenista convidado a faturar o título de Wimbledon, apesar do ranking baixo: era apenas o 125º do mundo.
Perto de ;repetir; o feito de Ivanisevic, o russo 75º da lista encara na próxima etapa em Londres ninguém menos do que o suíço Roger Federer, cabeça-de-chave número um, que nesta quarta eliminou o croata Mario Ancic por sets seguidos (parciais de 6/1, 7/5 e 6/4).
Safin possui apenas duas vitórias no histórico de dez partidas com Federer. O último confronto aconteceu justamente em Wimbledon-2007, na terceira etapa, e o suíço número um seguiu rumo ao pentacampeonato ao bater o moscovita por 3 sets a 0, com 6/1, 6/4 e 7/6 (7-4).
Retrospecto
O ex-melhor do mundo, no entanto, tem um fato interessante a seu favor. Na última vez que disputou uma semifinal de Grand Slam, em 2005 no Aberto da Austrália, Safin bateu Federer em um jogo emocionante e definido apenas no quinto set: vitória russa por 5/7, 6/4, 5/7, 7/6 (8-6) e 9/7. Dois dias depois, o russo faturou o troféu em Melbourne, seu último major até então.