postado em 03/07/2008 15:17
A expressiva campanha de Jie Zheng em Wimbledon chegou ao fim na semifinal, com o duelo diante de Serena Williams. Primeira tenista chinesa na história a se classificar as semifinais de um Grand Slam, ela até mostrou resistência no segundo set diante da norte-americana, mas não foi capaz de superar a adversária, que confirmou vaga para a final com parciais de 6/2 e 7/6 (7-5).
Além de comemorar a classificação para decidir o evento em Londres pela quarta vez na carreira, Serena ainda vibra com a confirmação do esperado confronto diante de sua irmã, Venus, que mais cedo havia batido a russa Elena Dementieva também em sets diretos. As irmãs repetirão no próximo sábado a finalíssima que já foi vista no All England Club em 2002 e 2003, exatamente os anos em que a caçula conquistou seus únicos dois títulos sobre a grama sagrada.
Grandes rivais em finais de torneios de alto nível entre 2001 e 2003, quando disputavam também a liderança do ranking feminino, as irmãs Williams decidirão um Grand Slam pela sétima vez na carreira, sendo que Serena levou a melhor em cinco oportunidades, a última há cinco anos. No retrospecto geral, a tenista mais jovem também leva vantagem ; esta mais modesta, de oito vitórias nos 15 jogos já realizados.
Nesta quinta-feira, a número seis do mundo avançou embora tenha apresentado uma certa irregularidade. Assim como Venus, ela partiu de um primeiro set tranqüilo, fechado pelo incontestável marcador de 6/2, para se complicar no segundo, em que teve seu saque quebrado, vendo Zheng abrir vantagem de 4/2.
No entanto, a favorita não deixou a oriental crescer no jogo e provocar mais uma zebra em Wimbledon. Agressiva, superou a consistência da chinesa e conseguiu reagir, empatando a etapa em 5/5. Quando Zheng preparava-se para confirmar seu serviço no 11º game (tinha 40 a 30 no placar), a chuva interrompeu o jogo.
A pausa de aproximadamente uma hora não tirou a concentração de oriental, que confirmou o seu serviço quando o sol voltou a brilhar no All England Club. Serena, porém, acabou com a festa chinesa logo na sequência, confirmando o seu serviço. No disputado tie-break da etapa, Zheng tentou aprontar mais uma das suas, só que não resistiu à pressão e, com uma dupla falta, proporcionou a vitória e a classificação da adversária.