postado em 03/07/2008 17:50
Milhares de chineses iniciaram uma campanha que visa à evitar a presença do presidente francês, Nicolas Sarkozy, na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Pequim. Além de já ter ameaçado boicotar os Jogos, o chefe de estado da França disse que iria pensar se estaria presente na solenidade.
De acordo com a pesquisa on-line, realziada pelo site chinês www.sins.com.cn, nesta quinta-feira (03/07) mais de 89% dos 173.527 pesquisados querem que Sarkozy não assista à inauguração do maior evento esportivo do mundo. Apenas 7,8% disseram aceitar a presença do francês na ocasião, enquanto 3,2% disseram estar indecisos.
O resultado da pesquisa é fruto da afirmação que Sarkozy fez na segunda-feira (30/06). Ele disse que sua decisão de assistir ou não à cerimônia dependeria do progresso das conversas entre o governo chinês e representantes de Dalai Lama.
Além da pesquisa, o site também publicou que ;a presença de Sarkozy nas Olimpíadas não será bem vinda;. O presidente do Instituto de estudos Europeus de Xangai, Yikang Wu, afirmou ao jornal China Daily que ;a atitude do presidente francês revela sua imaturidade e negligência como político;.