O tenista espanhol Rafael Nadal, famoso pela performance nas quadras de saibro, brilhou também na grama, ao desbancar neste domingo o suíço Roger Federer, que tinha conquistado o título nas últimas cinco edições do torneio do Grand Slam disputado em Londres.
Numa incrível e equilibrada final, que foi interrompida duas vezes pela chuva e demorou 4 horas e 48 minutos, Nadal ganhou por 3 sets a 2, com parciais de 6/4, 6/4, 6/7 (5/7), 6/7 (8/10) e 9/7. E, assim, acabou com a seqüência de 65 vitórias seguidas de Federer em quadras de grama.
Atual tetracampeão de Roland Garros, Nadal permanece em segundo lugar no ranking mundial depois desse título em Wimbledon, mas se aproxima de Federer, que segue sendo o líder. Além disso, ele acaba com um jejum espanhol no torneio inglês, já que o último tenista do país a vencer lá foi Manolo Santana, em 1966.
Campeão da edição 2008 de Wimbledon, Rafael Nadal frustrou neste domingo os sonhos de Roger Federer de se tornar o primeiro tenista a vencer o Grand Slam britânico em seis anos consecutivos. Com a vitória sobre o suíço, o espanhol conseguiu o mesmo feito do norte-americano John McEnroe, que em 1981 impediu o hexa do sueco Bjorn Borg na grama do All England Club.
Federer e Borg venceram o Aberto da Inglaterra cinco vezes cada, todos em anos consecutivos. O homem da Basiléia triunfou entre 2003 e 2007, enquanto o gênio sueco dominou o Grand Slam britânico de 1976 a 1980. Ambos chegaram à sexta decisão, mas foram superados por seus rivais.
Neste domingo, Nadal passou por Federer por 3 sets a 2. Já o nova-iorquino McEnroe superou Borg no ano de 1981 em quatro sets, com 4/6, 7/6, 7/6 e 6/4 ; encerrando os sonhos de escandinavo se tornar o primeiro hexa de Wimbledon na era profissional e conquistando também seu primeiro título no Grand Slam inglês.
Mas as semelhanças entre Nadal e McEnroe não se restringem aos adversários. Tanto o espanhol como o norte-americano, que coincidentemente são canhotos, conquistaram Wimbledon com a idade de 22 anos, mas já possuíam outros majors no currículo: o tenista de Maiorca é o atual tetracampeão de Roland Garros, enquanto o ex-atleta de Nova York tinha conquistado o Aberto dos Estados Unidos em 1979 e 80 (voltou a ganhar também em 1981).
Um tabu de quase três décadas caiu sobre a grama do All England Club neste domingo. Com a vitória por 3 sets a 0 do espanhol Rafael Nadal, o circuito profissional masculino viu pela primeira vez desde 1980 um tenista se sagrar campeão de Wimbledon e Roland Garros no mesmo ano.
O último a faturar o troféu do Grand Slam do saibro francês e da grama inglesa no mesmo ano havia sido o sueco Bjorn Borg, hexacampeão de Roland Garros e penta em Wimbledon. O mito sueco havia feito a dobradinha dos dois lados do Canal da Mancha três vezes: entre 1978 e 1980.
No total da era profissional do tênis, apenas outro tenista além de Borg e Nadal conseguiu vencer os dois Grand Slams europeus na mesma temporada. Um ano depois de o profissionalismo ser instaurado, o australiano Rod Laver venceu os dos torneios em 1969.
Além dos três, apenas mais dois tenistas têm no currículo troféus de Wimbledon e Roland Garros, mas não necessariamente em anos seguidos: o tcheco Jan Kodes (venceu na França em 70 e 71 e na Inglaterra em 73) e o norte-americano Andre Agassi (que faturou a taça britânica em 92 e a parisiense em 99).