postado em 08/07/2008 09:24
Muito trabalho com os pés, pouca conversa na pista e bastante concentração. Assim, foram os primeiros treinos oficiais para o Campeonato Sul-Americano de Patinação Artística, que será aberto oficialmente nesta terça-feira (08/07), às 20h ; as disputas começam às 13h ;, e segue até sábado, no Ginásio de Esportes do Iate Clube. Atletas de cinco países (Brasil, Chile, Equador, Paraguai e Venezuela) brigarão pelo título da competição, que ainda terá México e Espanha como convidados. A modalidade, que se tornou muito mais competitiva a partir de 1970, contará com um número expressivo de patinadores, cerca de 200.
Entre os concorrentes muita gente de peso, como Marcel Euschel Stürmer, número um das Américas, que desembarca nesta terça, na capital federal; Gustavo Casado, campeão mundial de in-line (patins com rodas em linha), Juliana Almeida, medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio, e Gabrielle Vieira, atual campeã brasileira de solo dance. A delegação do Brasil contará com 48 atletas, divididos nas disputas individuais e no grupo de show.
Para Juliana Almeida, 17 anos, nascida em São Bernardo (SP), mas radicada em Santos (SP), apesar do pouco tempo para adaptação a pista de Brasília agradou. ;A estrutura do clube e a pista são muito legais. A organização fez uma boa escolha. Estou bem otimista. O Brasil sempre consegue brigar pelas primeiras colocações;, disse a atleta júnior, que competirá desta vez entre os seniores. ;Um país que deve vir forte é a Espanha, mas não briga por pódio. De qualquer maneira estou mais concentrada no trabalho que venho desenvolvendo. Me sinto confiante para participar das provas de figuras obrigatórias e série livre.;
Há sete anos praticando a patinação artística incentivada pela sua mãe (Carla), Juliana admitiu que o esporte evoluiu nos últimos anos. Prova disso, é que a cada temporada os brasileiros conseguem melhorar a pontuação. Ela afirmou que tem passado diariamente pelo menos quatro hora em cima de um patim, fora a academia e o preparo físico. Tanta dedicação tem motivo. Além do Sul-Americano, a jovem paulista participará do Campeonato Interseleções, em agosto, em Santa Cruz do Sul (RS), e do Mundial, na China, em novembro.
A santista Gabrielle Vieira, 19 anos, concorda com Juliana e garante que o Brasil pode conseguir boa pontuação nas provas. ;A Argentina, um dos nossos principais concorrentes não veio, nem o Uruguai. Sem dúvida, temos chances, ainda mais com o treinamento que fizemos.;
A chilena Javiera Lillo, 16 anos, também não escondia a animação. A patinadora campeã nacional competirá entre os cadetes. ;A pista aqui é bem suave. Me senti confortável treinando. Vim com a intenção de deixar as adversárias para trás. Treino nove horas por dia e quero ganhar.;
Masculino
O brasileiro Gustavo Casado, 16 anos, morando há três nos Estados Unidos (EUA), destacou que não será fácil vencer, mas que todos vieram para tentar o melhor de si. ;Embora seja atleta júnior vou competir no sênior, inclusive, contra Marcel Stürmer, campeão dos Jogos Pan-Americanos de 2007. No entanto, com a forma que me preparei acredito ser possível disputar de igual para igual;, comentou. ;Melhorei muito tecnicamente. A própria medalha que conquistei no Mundial me motivou a fazer coisas que antes não fazia na patinação;, garantiu.
Outro atleta que mora nos EUA e está no Distrito Federal para a competição é o brasiliense Eduardo Rabelo, 25 anos. Na sua opinião, este será um bom Sul-Americano para o Brasil, pois uma das equipes mais fortes não veio, a Argentina. ;Claro que não podemos menosprezar os demais países. Todo mundo cresceu muito. Não dá para fazer previsões, pois o nível dos atletas aumentou, mas vamos confiantes;, declarou o patinador, que aproveitou a competição para visitar os familiares e amigos.
Segundo Alexandre de Almeida Filho, presidente do Comitê de Patinação Artística da Confederação Sul-Americana e vice-presidente da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação, o Brasil vai ganhar quase todas as provas de cadete, sênior e grupo de show. O dirigente também ressaltou a qualidade da pista do Iate para a realização do evento.
PROGRAMAÇÃO:
Campeonato Sul-Americano de Patinação Artística
Local: Ginásio de Esportes do Iate Clube
Terça (08/07)
Competições
Horário: 13h
Abertura oficial
Horário: 20h
Quarta (09/07)
Competições
Horário: 14h
Quinta-feira (10/07)
Horário: 17h
Sexta-feira (11/07)
Horário: 18h
Sábado (12/07)
Horário: 17h