postado em 08/07/2008 16:56
A seleção brasileira masculina de basquete conquistou sua primeira vitória no Torneio de Acrópolis, última competição antes da disputa do Torneio Pré-olímpico Mundial. Nesta terça-feira, a equipe comandada pelo espanhol Moncho Monsalve bateu a Croácia por 86 a 77 (53 a 39 no primeiro tempo). Superada pela Grécia na véspera, a seleção não teve dificuldades para bater o adversário desta tarde. Nesta quarta-feira, a partir das 13h30 (horário de Brasília), o Brasil encerra sua participação no torneio, enfrentando a Austrália. Grécia e Croácia fecham a programação, a partir das 16 horas.
Na reta final da preparação para o Pré-olímpico, o Brasil teve domínio completo sobre os croatas, fechando o primeiro quarto com cinco pontos de vantagem (24 a 19). O equilíbrio do primeiro período não demorou em se transformar em controle brasileiro que foi ampliando cada vez mais a diferença. Distribuindo as responsabilidades, o armador Marcelinho Huertas foi um dos principais pontuadores do grupo, que teve cinco jogadores com dois dígitos na pontuação. Huertas, Murillo e Marcelinho foram os cestinhas com 12 pontos cada. Tiago Splitter e Jonathan marcaram apenas um ponto a menos cada.
Apesar de contar com o cestinha da partida, Damir Markota com 21 pontos, do seu lado, a Croácia teve dificuldades em sua atuação e não evitou a derrota. Para o técnico Moncho, a tranqüilidade do jogo experimentar várias formações e quase todos os jogadores estiveram em quadra. A única exceção foi o ala/pivô Marcus Vinicius. O Duda Machado jogou, mas foi o único a não deixar marca no placar brasileiro. Em 15 minutos de atuação, não fez nenhuma cesta.
Brasil e Croácia estão na briga por um lugar nas Olimpíadas chinesas, participando do Pré-olímpico, que começa dia 14, mas só têm chances de se reencontrar no torneio caso passem para as semifinais. O Brasil estréia apenas dia 15, enfrentando o Líbano. Os três primeiros colocados garantem vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto.