postado em 10/07/2008 01:00
O duelo candango pela Série C do Campeonato Brasileiro teve emoções dentro e fora de campo: bolas no travessão, defesas espetaculares, mudança às pressas de treinador, erro de arbitragem, expulsão e até gols. Só faltou mesmo público. Numa noite gelada, com 156 testemunhas no Serejão, o Dom Pedro II, mesmo com camisas de mangas curtas, conseguiu superar o frio para ganhar do freguês Legião por 2 x 1, nesta quarta-feira (9/7), pela segunda rodada do Grupo 10. Foi a terceira vitória dos bombeiros em três confrontos.
O Dom Pedro chegou a quatro pontos, mas ocupa a vice-liderança no saldo de gols. O líder é o Itumbiara. O concorrente assumiu a ponta ao bater, em casa, o Anápolis por 3 x 0. No próximo domingo, os bombeiros visitam o primeiro colocado, enquanto o Legião, na terceira posição, com um ponto, faz o duelo dos desesperados contra o lanterninha, no Mané Garrincha.
O Legião entrou em campo com uma surpresa no banco. Renê Santana, filho de Telê Santana, não apareceu no Serejão mesmo depois de comandar o treino da véspera do jogo. Em troca relâmpago, acabou substituído por Roberto Oliveira, que estava nas categorias de base do Vila Nova-GO. ;Foi por motivos pessoais. Ele teve que fazer uma viagem para a Itália com a família. Fui pego de calças curtas na segunda-feira, porque essa viagem acabou antecipada;, alega o presidente do Legião, Ítalo Nardelli
A justificativa seria uma problema de saúde com um filho de Renê Santana, mas o Correio não conseguiu contato com ex-comandante. A saída inesperada fez com que Roberto Oliveira estreasse no cargo imediatamente no mesmo dia em que chegou de Goiânia. ;É terrível, porque você não pode praticamente fazer nada;, confessa o substituto.
A noite, porém, foi do versátil meia-atacante Djalminha, ex-Brasiliense, que marcou os gols dos bombeiros. ;A equipe toda está de parabéns. A felicidade é imensa de estar ajudando os companheiros. É um coisa nova para mim estar fazendo dois gols por jogo;, comemora o herói do empate com o Anápolis, na estréia, no último domingo. Ele é um dos dois artilheiros da Série C, com quatro gols, ao lado de Marcos Denner, do Caxias.
Lambança
Em Taguatinga, o Legião até começou melhor, com duas boas arrancadas de Tiago Silva, aos 15 e aos 19. Aos 23, o meia Kim arriscou de for a da área e acertou a trave esquerda dos bombeiros. Aos 27, os visitantes perderam outra chance. Num cruzamento de Romarinho, o centroavante Zé ilton desviou de cabeça para Thiago chutar e Abraão defender.
Aos 32, num contra-ataque veloz do Dom Pedro, o árbitro José Caldas cometeu um erro grosseiro. O volante Ricardo derrubou o meia Paulinho perto da área, mas escapou de ser expulso mesmo pendurado. Tanto diretamente, como deveria, quanto com um segundo amarelo. Quem levou a advertência foi o zagueiro Douglas, que nem participou do lance. Na cobrança da falta, o ala Rafinha obrigou Glasson a fazer excelente defesa.
Aos 40, os bombeiros abriram o placar. Numa cobrança de falta de Djalminha, a bola bateu na barreira e encobriu o goleiro. O vice-campeão candango dobrou a vantagem com um gol-relâmpago no segundo tempo. Logo aos 24 segundos, num cruzamento de Juninho, pela esquerda, Djalminha cabeceou para o fundo do barbante.
Os visitantes quase diminuíram aos 4, quando Zé Ilton carimbou o travessão em batida de falta. Aos 17, outra chance laranja. Em chute cruzado de Kaká, Abraão rebateu, mas a zaga vermelha aliviou. O Dom Pedro quase chegou à goleada aos 20, quando Douglas pisou na bola e caiu dentro da área, mas Juninho chutou fraco. Aos 26, mais uma falta, Djalminha acertou o travessão.
Aos 34, Douglas acabou expulso por dar um carrinho violento em Rafinha ; e levou o segundo amarelo, que seria o primeiro caso José Caldas não tivesse se enganado no primeiro tempo. Com um jogador a mais, o Dom Pedro quase ampliou, aos 38, mas Domingos perdeu um gol incrível dentro da área ao receber livre de Clein. O Legião ainda conseguiu diminuir. Aos 40, em cobrança de escanteio, o lateral-esquerdo Kaká cabeceou para o chão, mas Abraão fez defesa espetacular. Foi o ensaio para o gol laranja. No último lance, aos 48, o meia Kim bateu falta na área e Erivaldo raspou de cabeça para fechar o placar em 2 x 1.
DOM PEDRO II - 2
Abraão; Rodrigo Mello, Jadir e Mello; Clein, Japão, Joellan, Paulinho (Caquinho) e Rafinha (Domingos); Djalminha (Franklin) e Juninho
Técnico: José Lopes Risada
LEGIÃO - 1
Glaysson; Romarinho, Douglas, Piu e Kaká; Ricardo, Erivaldo, Léo Borges (Rodrigo) e Kim; Thiago Silva (Chefe) e Zé Ilton (Flávio)
Técnico: Roberto Oliveira
Gols: Djalminha, aos 40 minutos do primeiro tempo; Djalminha, aos 24 segundos, e Erivaldo aos 48 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Jadir, Joellan, Rafinha, Ricardo e Erivaldo
Cartão vermelho: Douglas
Renda: R$ 840
Público: 156 pagantes