postado em 10/07/2008 09:14
A Seleção Brasileira de vôlei feminino segue em grande momento na fase final do Grand Prix. Embalada pela vitória em sets diretos sobre o Estados Unidos obtida no dia anterior, a equipe comandada por José Roberto Guimarães voltou à quadra nesta quinta-feira (10/07) para confirmar a liderança da competição, aplicando o mesmo placar diante da Itália, com parciais de 25/20, 25/17 e 25/23.
Mais do que para manter o aproveitamento de 100% dos pontos do hexagonal que decide o título, o triunfo ainda concedeu ao Brasil a chance de deixar para trás um concorrente direto, já que as italianas haviam se destacado ao bater a China na última quarta e partiam em busca da segunda vitória consecutiva.
Porém, o Brasil se mostrou firme no sistema defensivo para manter a ponta agora com quatro pontos, só sendo acompanhada por Cuba, que também bateu as orientais nesta quinta: 3 sets a 1, com 21/25, 25/20, 24/26 e 16/25. Já a Itália, dona de um ponto a menos, fica com o terceiro lugar.
Para permanecer na ponta da fase final do Grand Prix, o grupo verde e amarelo soube tirar algo de positivo das broncas de José Roberto, que criticou a defesa da equipe mesmo após não perder sets diante dos EUA. Firme nas recepções, as brasileiras souberam criar boas oportunidades de contra-ataque, conseguindo tranqüilas vitórias nas duas primeiras parciais.
O terceiro set seguia nessa mesma toada até que um momento de desconcentração quase custou o triunfo por 3 a 0 ao Brasil. Desse modo, a equipe chegou a encontrar dificuldades para consumar o resultado, sofrendo um empate no final após ter imposto vantagem de três prontos.
Entretanto, isso não foi suficiente para mudar o rumo da partida, cujos destaques foram Francesca Piccinini, destaque italiana e maior pontuadora em quadra com 16 pontos, e Mari e Waleswa pelo time canarinho: ambas as jogadores anotaram 13 tentos. Agora, elas pretendem manter o nível de jogo a partir da meia-noite da madrugada desta quinta para sexta (horário de Brasília), quando terão pela frente a China.