Superesportes

Brasil conhece rivais na Copa do Mundo de Futsal

;

postado em 10/07/2008 17:50
O Brasil conheceu, hoje à tarde, após o sorteio realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, os adversários que enfrentará na primeira fase da Copa do Mundo de futsal. A competição acontecerá entre 30 de setembro e 19 de outubro, com jogos em Brasília e no Rio de Janeiro. Vinte países participam do evento, quatro a mais do que a última edição do Mundial, disputada em Taipei.

A Seleção Brasileira, cinco vezes campeã mundial (três dos títulos, na Holanda-1989, Hong Kong-1992 e Espanha-1996, foram conquistados depois que a Fifa assumiu a modalidade), está no grupo A, ao lado da Rússia, Japão, Cuba e Ilhas Salomão. O Brasil fará o primeiro confronto em Brasília, no dia 30 de setembro, contra o Japão, no ginásio Nilson Nelson. A atual bicampeã mundial Espanha está no grupo D, ao lado de República Tcheca, Irã, Uruguai e Líbia.

Além do sorteio dos grupos (veja quadro) o Mundial apresentou o mascote da competição, uma simpática arara da espécie Canindé. Após um concurso com cerca de 20 mil estudantes de Brasília e do Rio de Janeiro, vencido pela aluna do Recanto das Emas Ruth de Souza, o bicho foi batizado com o nome de Parangolé.

O evento contou com a presença de ex-atletas da Seleção Brasileira de Futsal como Serginho Bigode, campeão mundial em 1992, o ex-goleiro Serginho, campeão mundial em 1992 e 1996, Jorginho, campeão em 1992 e eleito o melhor do mundo naquele ano, além do craque Manoel Tobias, tricampeão mundial (1992, 1996 e 2000) e eleito por duas vezes o melhor jogador do planeta. "Para mim é uma honra estar presente. Estamos aqui porque fizemos parte da história do futsal no Brasil e também mundialmente. Fico muito emocionado por estar participando de fora e com a esperança de ver o Brasil ser campeão novamente", disse Manoel Tobias, 37 anos, que se aposentou no ano passado e hoje é empresário.

Quem também esteve presente foi o governador José Roberto Arruda que ressaltou a importância do evento na consolidação da capacidade brasileira de sediar a Copa do Mundo de 2014. O governador deu as boas vindas aos representantes das delegações estrangeiras e declarou: "Registro a minha certeza de que o Brasil fará todas a ações necessárias para que a Copa do Mundo de futsal comprove que o país está preparado para realizar não só essa campeonato mas também a Copa de 2014."

OS GRUPOS DO MUNDIAL

GRUPO A
Brasil
Rússia
Japão
Cuba
Ilhas Salomão

GRUPO B
Itália
Portugal
Tailândia
Paraguai
Estados Unidos

GRUPO C
Argentina
Ucrânia
China
Guatemala
Egito

GRUPO D
Espanha
República Tcheca
Irã
Uruguai
Líbia

OS JOGOS DO BRASIL - 1; fase

30 de setembro ; Brasília
Brasil x Japão

2 de outubro ; Brasília
Brasil x Ilhas Salomão

4 de outubro ; Brasília
Brasil x Rússia

8 de outubro ; Brasília
Brasil x Cuba

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação