Superesportes

Djalminha, do Dom Pedro II, vive dias de glória com artilharia da Série C

;

postado em 11/07/2008 23:11
O versátil Djalminha tem vivido emoções diferentes em sua carreira neste começo da Série C do Campeonato Brasileiro. Autor de todos os quatro gols do Dom Pedro II nas duas rodadas pelo Grupo 10, o ala e meia canhoto de 27 anos curte inéditos dias de artilheiro de uma competição nacional. A glória momentânea é dividida com o veterano atacante Marcos Denner, do Caxias-RS, com passagem pelo Flamengo.

Na preparação para o duelo de líderes contra o Itumbiara, amanhã, no interior goiano, o goleador dos bombeiros confessa já sonhar com a coroa de artilheiro da terceirona. ;Já que fiz quatro gols em dois jogos, por que o Djalminha não pode ser o artilheiro da Série C?;, pergunta o jogador nascido Zildo Fonseca, baiano de Itabuna e apelidado pelas ;semelhanças; na habilidade com o ex-meia do Palmeiras e do La Coruña, da Espanha.

No duelo de amanhã, o Dom Pedro busca o topo do Grupo 10. Depois do 2 x 2 com o Anápolis, fora, e da vitória por 2 x 1 sobre o Legião, no Serejão, o vice-campeão candango ocupa o segundo lugar invicto, com os mesmos quatro pontos do líder Itumbiara. ;A prioridade nossa é sempre classificar o time. Artilharia é conseqüência, mas dá para sonhar, sim;, confessa Djalminha, com carreira em clubes pequenos do interior paulista (Linense, Penapolense e Santacruzense, entre outros) e passagem pelo futebol candango, por Brasiliense (2002 e 2003) e CFZ (2004).

Na Série C, Djalminha já marcou de pênalti, de falta e duas vezes de cabeça, apesar de medir apenas 1,71m. "Para mim é um pouco difícil jogar na frente, porque além da minha estatura baixa também sou magro", admite o atleta improvisado no ataque no esquema dos bombeiros, uma variação entre o 3-6-1 e o 3-5-2. "A minha função é mais de dar o passe, mas o professor me colocou ali na frente. Fico feliz por estar fazendo os gols e ajudando a minha equipe."

Apesar de apenas um jogador ter feito todos os gols do time, o técnico José Lopes Risada comemora a boa fase individual. "Para mim dá uma tranqüilidade, quando se monta um esquema e os jogadores vão sobressaindo naturalmente. No campeonato (candango), o sistema também era com um atacante e ele foi artilheiro", lembra o comandante, em referência ao centroavante Michel, goleador do torneio doméstico, com 10 gols, e atualmente no Renascimiento, da Guiné-Equatorial.

No coletivo de ontem, na AABB, Risada testou apenas uma mudança, mas com alterações em três posições. No mesmo esquema 3-6-1, o zagueiro Léo participou da primeira parte do treino, com a saída do ala-esquerdo Rafinha. Essa opção faz com que Djalminha volte à ala-esquerda, com Paulinho como meia de ligação e o zagueiro Rodrigo Mello deslocado para a cabeça-de-área. ;Vou ficar com essa dúvida. É pela bola aérea deles;, revela o treinador.

O Dom Pedro viaja hoje a Itumbiara. Com as obras na Metropolitana, o time voltou a ser cigano. Além de mandar os jogos da primeira fase no Serejão (Taguatinga), o vice-campeão candango tem alternado os treinos em quatro clubes de Brasília: AABB, Assefe, Ascade e Cota Mil. O vice-campeão candango dispensou o goleiro Marlon. Titular na estréia, ele acabou barrado na segunda rodada, quando Abraão foi um dos melhores na vitória sobre o Legião. "O Marlon já estava com uma contratura e queria continuar jogando. Aqui não joga meia-boca, não fica de biquinho. Joga quem quer. Não pode estar mais ou menos. O nosso time é de operário", critica Risada.

Legião

Na terceira posição do mesmo Grupo 10, o Legião vai ter apenas uma mudança para o duelo contra o lanterna Anápolis, também com apenas um ponto, amanhã, às 11h, no Mané Garrincha. Depois de assumir o cargo no dia da derrota para o Dom Pedro, com a saída às pressas de Renê Santana, o técnico Roberto Oliveira confirmou no coletivo de ontem a estréia do meia Antônio, emprestado pelo Brasiliense, no lugar do meia-atacante Léo Borges. O atacante Rodrigo também chegou a ser testado, mas Zé Ilton vai continuar a formar a dupla de frente com Thiago Silva.

VEJA A CLASSIFICAÇÃO

GRUPO 10

PG J V E D GP GC SG
1. Itumbiara-GO 4 2 1 1 0 4 1 3
2. Dom Pedro II 4 2 1 1 0 4 3 1
3. Legião 1 2 0 1 1 2 3 -1
4. Anápolis-GO 1 2 0 1 1 2 5 -3

Regulamento: na primeira fase, os quatro times se enfrentam em ida e volta dentro das chaves. Os dois melhores se classificam
Critérios de desempate: número de vitórias, saldo de gols, gols a favor, confronto direto* (se o empate for entre dois times) e sorteio
* se persistir o empate, leva a melhor quem tiver feito mais gols fora de casa

JOGOS DO GRUPO 10

1; RODADA - 6/7
Legião 1 x 1 Itumbiara
Anápolis 2 x 2 Dom Pedro II

2; RODADA - 9/7
Dom Pedro II 2 x 1 Legião
Itumbiara 3 x 0 Anápolis

3; RODADA - 13/7
Legião x Anápolis
Itumbiara x Dom Pedro II

4; RODADA - 20/7
Anápolis x Legião
Dom Pedro II x Itumbiara

5; RODADA - 23/7
Legião x Dom Pedro II
Anápolis x Itumbiara

6; RODADA - 27/7
Itumbiara x Legião
Dom Pedro II x Anápolis

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação