postado em 14/07/2008 13:47
Com o objetivo de evitar vexames em sua própria casa, a China segue lutando para evitar casos de doping durante os Jogos Olímpicos de Pequim, que acontecem de 8 a 24 de agosto. Além de difusão da educação contra a prática ilegal, o Governo local promete medidas mais severas para aqueles que forem pegos nos exames.
;Acredito que podemos dizer com segurança que, se um atleta chinês for descoberto por doping nos Jogos, sua carreira esportiva terminará;, garantiu o subdiretor geral do Comitê Olímpico Nacional da China, Jiang Zhixue, responsável pelas medidas antidoping.
A medida para a exclusão dos atletas que forem pegos nos exames foi divulgada em março pela Administração Geral dos Esportes dos Estados. E as punições não se restringirão apenas aos atletas.
;Os treinadores e médicos de equipe também serão punidos. Isto não quer dizer que os treinadores e médicos estejam envolvidos em casos de doping dos atletas, mas é necessário que estes estejam conscientes sobre sua responsabilidade;, complementou Jiang.
Além disso, os atletas que participarão dos Jogos farão um juramento diante da bandeira nacional, prometendo não utilizar substâncias proibidas, assim como assinarão uma carta de compromisso, sem implicações legais, reafirmando a promessa.
Nos últimos meses, a Administração Geral intensificou a fiscalização e fez o número recorde de 6038 exames antidoping no país, causando a exclusão de dois atletas e seus respectivos técnicos.