postado em 14/07/2008 18:06
Contando com todos seus jogadores principais na temporada passada, a seleção brasileira masculina de basquete não conseguiu classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim no Torneio Pré-olímpico das Américas. Nesta terça-feira, a equipe estréia no Pré-olímpico Mundial, às 16 horas, enfrentando o Líbano sem parte de seus titulares da última campanha, mas garante que na base da união conseguirá encerrar o jejum de duas Olimpíadas sem participar. "O grupo está muito unido e focado em conseguir a vaga olímpica", justifica o ala/armador Marcelinho Machado. "Vamos entrar com muita determinação e sempre fazendo o jogo coletivo para buscar a primeira vitória".
O naufrágio dos projetos olímpicos anteriores aconteceu com a sétima colocação no Pré-olímpico de San Juan-2003, válido para Atenas-2004. Rumo a Sydney-2000, o desempenho foi um pouco melhor: sexto, também em San Juan-1999. Mas daquelas vezes, o Brasil não teve uma segunda chance como com a repescagem mundial existente nesta temporada. Quarto colocado no Pré de 2007, o Brasil tem apenas mais uma chance de obter a vaga. Para superar o desafio da classificação, que não acontece desde a participação nas Olimpíadas de Atlanta-96, o Brasil foi buscar reforço externo e contratou o técnico espanhol Moncho Monsalve para comandar o grupo.
"A chegada do técnico Moncho foi fundamental para dar um novo padrão ao nosso jogo. A experiência e os conhecimentos que ele passa para a equipe só fazem aumentar a confiança em disputar os Jogos Olímpicos", destaca Marcelinho. O armador Marcelinho Huertas concorda. "O jogo coletivo melhorou muito com a chegada do Moncho, principalmente no ataque. A confiança do grupo é muito grande para conseguir a vaga olímpica, mesmo sabendo que muitas pessoas não acreditam. Vamos provar nosso valor".
Depois de mais de um mês trabalhando com o grupo e tendo de driblar os desfalques do armador Leandrinho, dos alas/pivôs Anderson e Nenê e do ala Guilherme Giovannoni, além de Paulão e Valtinho, Moncho confia no potencial do grupo atual. "Com certeza, o Brasil está pronto para o Pré-olímpico. Esses 12 rapazes mostraram uma grande evolução no jogo coletivo e vamos confiantes em busca da vaga olímpica", avalia. Brasil e Líbano fazem o último jogo da programação do dia. A rodada começa às 7 horas com o duelo entre Eslovênia e Canadá. Cabo Verde e Alemanha jogam às 9h30, seguidas de Camarões e Porto Rico, às 13h30.
Somente as três melhores equipes do torneio garantem vaga para Pequim, completando as 12 seleções classificadas para as Olimpíadas. Até o momento, estão classificados Estados Unidos, Argentina, Rússia, Lituânia, Austrália, Angola, Irã, Espanha e China. O Brasil já obteve sua vaga no torneio feminino, mas também precisou passar pela repescagem mundial para assegurar a classificação.