postado em 15/07/2008 12:01
Possível adversária do Brasil nas quartas-de-final, a Alemanha mostrou força em sua estréia pelo Pré-Olímpico Mundial de basquete. Liderada pela estrela da NBA Dirk Nowitzki, a seleção européia passeou diante de Cabo Verde (104 x 68) e já saiu na frente na disputa pela primeira posição do grupo B da competição.
A partida diante dos africanos foi tão fácil para os alemães que não houve parâmetro para a análise da comissão técnica brasileira. Como o plantel verde e amarelo ocupa a chave A e está em rota de colisão com a equipe germânica, o técnico Moncho Monsalve e o auxiliar José Neto compareceram à Arena Olímpica de Atenas nesta terça (15/07), mas saíram de lá já no intervalo, quando o placar apontava tranqüila vantagem de 59 x 24 em favor dos europeus.
Dentro de quadra, o destaque da Alemanha mais uma vez foi Nowitzki, autor de 16 pontos nos pouco mais de 20 minutos em que atuou. Ao lado do atleta do Dallas Mavericks se destacou o pivô Chris Kaman, norte-americano com cidadania alemã que estreou pela equipe anotando dez pontos e dez rebotes.
Após enfrentarem um adversário sem experiência internacional, os germânicos se preparam agora para decidir a liderança do grupo B do Pré-olímpico contra a Nova Zelândia, em partida marcada para quarta-feira. Os neozelandeses haviam estreado na competição no dia anterior, quando aplicaram 77 x 50 sobre Cabo Verde.