postado em 15/07/2008 17:26
A seleção brasileira masculina de basquete abriu tranqüila sua participação no Torneio Pré-olímpico Mundial, nesta terça-feira, em Atenas. Estreando contra o Líbano, o time do técnico Moncho Monsalve venceu por 94 x 54 (48 x 21 no primeiro tempo) e garantiu presença nas quartas-de-final, juntamente com a Grécia. Com duas derrotas, os libaneses não têm mais chances de classificação. O Brasil encerra sua participação na primeira etapa nesta quarta-feira, novamente às 16 horas, enfrentando a seleção grega e definindo a liderança do grupo A. Vice-campeã mundial, a Grécia é uma das favoritas na briga pelas três vagas restantes para os Jogos Olímpicos de Pequim. Nas quartas-de-final, a seleção brasileira enfrenta Alemanha ou Nova Zelândia, que decidem a liderança do grupo B também amanhã, a partir das 13h30.
O jogo
Usando a mesma formação titular do Torneio de Acrópolis, o Brasil assumiu o comando da partida desde o início. Sem precipitações, a equipe do técnico Moncho Monsalves construiu uma sólida vantagem e fechou o primeiro tempo com 27 x 8. No segundo período, a diferença chegou a 27 pontos com os brasileiros marcando 19 seguidos sem sofrer nenhum. Além do ataque, a defesa brasileira também funcionou bem nos rebotes, conquistando o dobro de oportunidades no garrafão (24 x 12).
A diferença constante e a facilidade com que o grupo se apresentava em quadra permitiu ao técnico Moncho mexer bastante na formação, dando descanso aos titulares e ritmo de jogo aos reservas. Apesar das mudanças, o Líbano não conseguiu descontar a pontuação e foi para o intervalo perdendo por 48 x 21.
O terceiro período foi ainda mais vantajoso para os brasileiros que impuseram a dianteira de 33 pontos para fechar com 73 x 34 e só confirmar o favoritismo na parcial final. O armador Marcelinho Huertas foi o cestinha com 17 pontos, os pivôs Baby e Murilo somaram mais 16 e 14, respectivamente. O Líbano, que não contou com um de seus principais atletas, o pivô Joseph Vogel, de 2,10m, teve Rony Fahed como cestinha com 15 pontos.